Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco ativistas detidos após reunião com ministro da Economia

Cindo dos jovens ativistas pelo clima que hoje se reuniram com o ministro da Economia, António Costa Silva, durante menos de 30 minutos, foram detidos, já depois de se colarem à entrada do Ministério.

Cinco ativistas detidos após reunião com ministro da Economia
Notícias ao Minuto

18:01 - 15/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Greve climática

"Só saímos daqui quando o ministro também sair", afirmaram os ativistas, depois de lerem uma "carta de demissão" de António Costa Silva escrita pelos manifestantes.

A informação foi confirmada pela Greve Climática Estudantil que, ao Notícias ao Minuto, disse que "após a reunião. as ativistas prenderam-se ao chão do ministério, dizendo que não saiam até que o ministro estivesse fora do governo".

Enquanto o ministro da Economia falava aos jornalistas, cinco dos ativistas acabaram por ser detidos, já depois de colarem as mãos à entrada do edifício da tutela.

É de realçar que, na carta, os jovens colocam o ministro a reconhecer que não fez as apostas corretas e que defendeu o lucro das petrolíferas em vez de criar empregos pelo clima.

Dezenas de jovens estão em frente ao Ministério da Economia, em Lisboa, separados por um cordão policial desde antes das 17h00. No comunicado, a Greve Climática Estudantil diz que "uma manifestação de mais de 50 pessoas está se a deslocar para a esquadra para demonstrar solidariedade".

Os jovens ocuparam nos últimos dias escolas em Lisboa em protesto contra a utilização de combustíveis fósseis.

[Notícia atualizada às 18h21]

Leia Também: Governo: Professores do ensino primário moçambicano não entraram em greve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório