Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Aumentam dadores e transplantes à conta de melhores incentivos

O primeiro trimestre deste ano foi marcado por um aumento no número de dadores de órgãos e cirurgias feitas. Incentivos aos hospitais permitem fazer mais colheitas.

Aumentam dadores e transplantes à conta de melhores incentivos
Notícias ao Minuto

08:36 - 30/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Órgãos

Desde janeiro que os hospitais estão a receber o dobro por órgão colhido, avança o Diário de Notícias. Quebra nas colheitas registada há dois anos levou ministério da Saúde a mudar incentivos para fazer crescer os números.

A maior coordenação dos gabinetes de colheita de órgãos na identificação de dadores, o reforço da rede de hospitais e a revisão dos pagamentos ajudam a explicar os resultados obtidos, adianta ainda o Diário de Notícias.

Só ao nível do transplante de rins, houve uma subida no primeiro trimestre deste ano de 94 para 115 transplantes, comparando com o mesmo período de 2013. Na área da medula óssea, o número de dadores inscritos também voltou a subir, superando agora os 340 mil.

Portugal tem agora cinco gabinetes – dois em Lisboa, dois no Porto e um em Coimbra – e uma rede mais alargada de hospitais dadores. Há atualmente 26 hospitais onde se podem fazer colheitas, mais sete do que no em 2013.

Relativamente aos incentivos, Hélder Trindade, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, explica ao Diário de Notícias que o reforço nos incentivos permite agora aos hospitais receber 5 mil euros por órgão, algo que “dá estritamente para pagar as despesas”. Mas uma melhoria que permitiu aos hospitais evitar prejuízo para manter um programa de transplantação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório