Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Dia de Combate à Poliomielite. Quando houve o último caso em Portugal?

As crianças devem ser inoculadas contra a doença aos 2, 4, 6 e 18 meses e aos 5 anos. 

Dia de Combate à Poliomielite. Quando houve o último caso em Portugal?
Notícias ao Minuto

14:50 - 24/10/22 por Notícias ao Minuto

País Poliomielite

Esta segunda-feira, dia 24 de outubro, marca-se o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Esta trata-se, recorda a Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais, de "uma doença infeciosa que afeta, sobretudo, crianças com menos de 5 anos"

A DGS sublinha que "a vacinação é melhor forma de prevenção", recordando que "o último caso de Poliomielite em Portugal foi registado em 1986". Vinte e um anos antes, em 1965, a vacina foi introduzida no Programa Nacional de Vacinação.

E. no nosso país, segundo dados da entidade, a cobertura vacinal contra a Poliomielite situa-se nos 99% até aos 12 meses e nos 95% nas crianças até aos seis anos de idade

As crianças devem ser inoculadas contra a doença aos 2, 4, 6 e 18 meses e aos 5 anos. 

Ainda sobre este tema, também o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se socorreu do Twitter para chamar a atenção para a necessidade de vacinar as crianças contra a Polio.

"A Organização Mundial da Saúde relembra que o esforço global para a eliminação da Poliomielite deve continuar. Erradicar esta doença que só pode ser prevenida com a vacinação, é uma das maiores campanhas de saúde pública do mundo", pode ler-se. 

De recordar que, no passado dia 18, a Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês), recebeu compromissos de financiamento de 2,6 mil milhões de euros, foi anunciado em Berlim, no final dos trabalhos da Cimeira Mundial da Saúde.

O GPEI é uma parceria público-privada cujo objetivo é erradicar definitivamente até 2026 a Poliomielite, doença para a qual, apesar de existir uma vacina, continua a ser endémica no Afeganistão e Paquistão.

Leia Também: Parceria para erradicação da pólio recebe compromissos de 2,6 mil milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório