Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Obras dos claustros da Sé de Lisboa devem durar até março de 2023

O diretor-geral do Património Cultural disse hoje que as obras de requalificação dos claustros da Sé Patriarcal de Lisboa devem terminar no primeiro trimestre de 2023.

Obras dos claustros da Sé de Lisboa devem durar até março de 2023
Notícias ao Minuto

22:30 - 13/10/22 por Lusa

Cultura Património Cultural

O diretor-geral do Património Cultural, João Carlos Santos, falava na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e enfatizou a "urgência de terminar as obras", manifestando a sua preocupação com a estabilidade da estrutura face ao elevado risco sísmico.

"Ainda hoje, nós temos muito receio da estabilidade estrutural e da vulnerabilidade sísmica que a Sé representa. Os senhores deputados vão ter oportunidade de ver o buraco enorme que temos na Sé e como é que as estruturas estão neste momento penduradas nitidamente", disse João Carlos Santos, referindo-se à visita dos parlamentares na próxima quinta-feira ao local.

O diretor-geral do Património Cultural realçou: "Para mim, enquanto diretor-geral, claro que me preocupa. Se amanhã houver um acidente, se parte da Sé cair, para a rua, em cima das pessoas, quero ver quem é que é o responsável. Se me perguntam, objetivamente, eu estou preocupado. Portanto o que queremos é terminar a obra".

O responsável garantiu a "preservação de todas as estruturas arqueológicas encontradas", islâmicas ou romanas, e frisou que "a escavação arqueológica está concluída".

O responsável reconheceu que, relativamente ao projeto inicial, houve "enormes alterações", tendo a presença do betão "diminuído muito".

"O betão praticamente desapareceu para dar lugar aos vestígios arqueológicos", afirmou.

João Carlos Santos afirmou ainda que a área técnica prevista diminuiu e mudou de localização, pois em vez de ar condicionado optou-se "apenas por tratamento e renovação de ar".

O responsável garantiu ainda que esta área técnica "não colide com a zona, a que [se chama] dos arquinhos", referindo-se ao claustro dionisino (século XIII).

João Carlos Santos realçou a "delicadeza" desta "obra complexa", num edifício público e classificado como monumento nacional.

Para o diretor-geral do Património Cultural, a classificação dos vestígios não é urgente, lembrando que estes se encontram num espaço já classificado como Monumento Nacional na sua totalidade e declarou: "Os vestígios nunca estiveram tão bem preservados".

João Carlos Santos respondia às perguntas dos deputados sobre a delonga de uma decisão sobre um requerimento para a classificação dos vestígios que deu entrada na Direção-Geral do Património Cultural em outubro de 2020, subscrito por vários investigadores.

Referindo não haver certezas se os vestígios islâmicos encontrados são da mesquita aljama, o responsável garantiu "a preservação de todos os vestígios" medievais encontrados e disse que está em estudo, no projeto de musealização, uma forma de realçar os "grafitti" encontrados no muro islâmico.

Relativamente ao piso -2, este vai favorecer "a própria estrutura arqueológica", permitindo ao visitante percorrê-la como se caminhasse numa rua.

João Carlos Santos salientou a topografia do terreno, já que a Sé se encontra numa encosta e, neste sentido, "a visibilidade dos achados [arqueológicos] tem de se enquadrar nos diferentes níveis".

O diretor-geral deu como exemplo o piso -1 que foi alterado de modo a "se visualizar as estruturas arqueológicas".

"Tudo foi feito para preservar as estruturas arqueológicas", garantiu várias vezes aos parlamentares o diretor-geral do Património Cultural.

As obras no claustro da Sé de Lisboa iniciaram-se na década de 1980, com as primeiras escavações, e uma das dificuldades foi a descoberta de sucessivas camadas arqueológicas que a análise estratigráfica não previra, o que levou a interrupções, ao longo dos anos, e à elaboração de diferentes projetos de requalificação do local.

Leia Também: Obras na Sé entram na fase final. Marcelo sem dúvidas sobre o projeto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório