Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AR aprova revisão de financiamento e regime jurídico do ensino superior

O parlamento aprovou hoje dois projetos de resolução da Iniciativa Liberal que recomendam a revisão do modelo de financiamento e do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que seguem para discussão em especialidade.

AR aprova revisão de financiamento e regime jurídico do ensino superior
Notícias ao Minuto

13:42 - 07/10/22 por Lusa

País Ensino Superior

As iniciativas da Iniciativa Liberal (IL) foram aprovadas com os votos favoráveis do PSD, Chega, IL, PAN e Livre, a abstenção do PS e voto contra do PCP.

Foram dois dos nove diplomas que foram hoje debatidos e votados na Assembleia da República, sendo que os restantes mereceram o voto contra do PS e foram, por isso, rejeitados.

Trata-se de um projeto de lei da IL para a eliminação das vagas para estudantes internacionais das instituições privadas e um projeto de resolução para antecipar os resultados do concurso de acesso ao ensino superior, uma iniciativa do Chega para rever o RJIES, um projeto de lei do BE que extinguia o regime fundacional, um do PAN sobre alojamento e dois do PCP sobre medidas de apoio e a eliminação das propinas.

Durante o debate, todos os grupos parlamentares sublinharam a necessidade de rever o modelo de financiamento do ensino superior, que também já tinha sido apontada pelo Governo, e o próprio PS reconheceu que "ainda há muito caminho a percorrer, muitos problemas a resolver e melhorias a introduzir em áreas centrais" do setor.

"O compromisso do PS é a defesa da qualidade de um ensino superior capaz de responder às exigências de uma sociedade em constante mudança, e vamos fazê-lo sem medos de um debate aberto e franco", afirmou a deputada socialista Maria João Castro.

Na abertura do debate, Carla Castro, da Iniciativa Liberal, apresentou os dois projetos de resolução que acabariam por ser aprovados, recordando que a fórmula de financiamento do ensino superior, em vigor desde 2006, não é aplicada desde 2009 e que a avaliação do RJIES está cerca de 10 anos atrasada.

"Não adianta o PS ou o Governo dizerem que tudo está planeado e que tudo está previsto. É preciso, sim, agir e dar estes passos", defendeu a deputada liberal, sublinhando que "é tempo de fazer e não de adiar".

O BE também levou a plenário um projeto de lei sobre o financiamento das instituições, mas ia mais longe ao propor a extinção do regime fundacional, que Joana Mortágua disse ter sido um "presente envenenado" que criou mais problemas e esvaziou o Estado de responsabilidade quanto ao financiamento das universidades.

Pelo Chega, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro utilizou o tempo de intervenção do partido para argumentar que "a política colonizou a universidade e a doutrinação vai matando a liberdade intelectual" e justificar assim o projeto de lei para rever o RJIES, em que propõem apenas alterar prazo para a avaliação da sua aplicação, que passaria a ser a cada cinco anos e não apenas nos primeiros cinco anos desde a entrada em vigor.

Os apoios sociais foram destacados, sobretudo, pelas bancadas parlamentares à esquerda. Além do BE, que alertou para o aumento dos custos para as famílias associados à frequência do ensino superior, Paula Santos, do PCP, insistiu no fim das propinas e reforço da ação social.

"É preciso garantir que todos têm condições para frequentar o ensino superior e nenhum o abandona devido a motivações socioeconómicas", disse a deputada comunista, sublinhando também a falta de alojamento estudantil.

O alojamento foi também um dos principais pontos apontados pelo PSD que, representado pelo deputado Alexandre Poço, disse estar preocupado com a dificuldade que os estudantes enfrentam no início do ano letivo para conseguir um quarto, mas também quanto à falta de respostas em saúde mental.

"Seja no alojamento, na saúde mental e no financiamento, os portugueses, as famílias e os estudantes só podem ter uma palavra neste início de ano letivo: preocupação", resumiu.

Por seu turno, Inês de Sousa Real, do PAN, afirmou que "os estudantes não podem ser joguetes nas mãos da especulação imobiliária ou nas promessas de apoios a alojamento estudantil que nunca mais chegam", enquanto Rui Tavares, do Livre, destacando o tema do financiamento, defendeu um novo modelo que consigne parte dos impostos sobre a atividade económica para um fundo estratégico de apoio às instituições e que crie, igualmente, um fundo de apoio para os estudantes.

Leia Também: Chega vota sozinho projeto de lei sobre castração química de pedófilos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório