Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Pescador que morreu em Vila do Bispo foi encontrado dentro da embarcação

O pescador que hoje morreu num naufrágio em Vila do Bispo era o mais novo da tripulação e foi encontrado dentro da embarcação, disse à Lusa o comandante da capitania do porto de Lagos.

Pescador que morreu em Vila do Bispo foi encontrado dentro da embarcação
Notícias ao Minuto

13:13 - 29/09/22 por Lusa

País Vila do Bispo

Em declarações à Lusa, Pedro Palma adiantou que o homem, de 23 anos, foi o único dos seis tripulantes que não se lançou ao mar, tendo sido encontrado ainda dentro da embarcação, "embora não tivesse ficado preso", enquanto os outros cinco conseguiram nadar até à praia.

"O que os restantes cinco tripulantes nos disseram é que a embarcação virou muito rapidamente e que só tiveram tempo de se atirarem ao mar", referiu o responsável, acrescentando que a vítima mortal foi encontrada à entrada da cabine da embarcação.

Segundo Pedro Palma, as causas do naufrágio só poderão ser apuradas após uma peritagem à embarcação de pesca costeira, com 10 metros de comprimento, e que ainda se encontra na água, junto à praia da Salema, sendo que o armador terá agora de apresentar um plano para a sua remoção.

No momento do naufrágio não havia ondulação, nem praticamente vento, pelo que a hipótese de a causa ser o mau tempo "está descartada", sublinhou, admitindo que possa ter havido algum problema na estabilidade da embarcação, devido à rapidez com que se virou, ou uma entrada anormal de água.

"Uma das várias hipóteses [para a causa do naufrágio] pode ser uma alteração na estabilidade, mas isso só pode ser averiguado quando a embarcação for retirada da água, feita a peritagem e depois de ouvidos os restantes tripulantes", observou o responsável.

O naufrágio que provocou a morte a um dos seis tripulantes de uma embarcação de pesca ocorreu ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, tendo o alerta sido dado às 03:30.

Cinco dos pescadores conseguiram chegar a terra, mas o sexto elemento acabaria por ser resgatado já inconsciente, dentro da embarcação, sem que as equipas de socorro tivessem sucesso nos esforços para reanimar a vítima, precisou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado.

A mesma fonte precisou que a vítima foi depois transportada pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres para a praia, onde foram continuadas as manobras de reanimação pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com recurso a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

"Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Instituto de Medicina Legal de Portimão", acrescentou a AMN.

Foi também acionada ajuda psicológica para os pescadores sobreviventes e os familiares da vítima, através do Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima, acrescentou.

O armador foi notificado para apresentar um plano de remoção da embarcação naufragada, que está a flutuar junto à praia, referiu ainda a AMN, que emitiu um "aviso à navegação" a alertar para a presença deste obstáculo à navegação.

Leia Também: Barco de pesca naufraga em Faro. Um pescador morreu, cinco salvaram-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório