Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Associação Europeia de Zoos e Aquários junta especialistas em congresso

Mais de 900 especialistas de cerca de 80 países vão participar, durante cinco dias, no 30.º congresso anual da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), que este ano decorre em Albufeira, no Algarve, foi hoje divulgado.

Associação Europeia de Zoos e Aquários junta especialistas em congresso
Notícias ao Minuto

16:54 - 26/09/22 por Lusa

País Zoomarine

Em comunicado, o parque oceanográfico Zoomarine, que coordena o evento, adianta que os 925 participantes provêm de mais de 400 entidades de áreas como a reabilitação, reprodução e genética, medicina veterinária, conservação da natureza, educação ambiental, gestão zoológica e legislação, entre outras.

Os trabalhos decorrerão no centro de congressos do NAU Salgados Palace Hotel, em Albufeira, entre terça-feira e sábado, estando prevista para quinta-feira uma visita oficial ao Zoomarine, para que os congressistas visitem os bastidores do parque e conheçam especialistas nacionais.

No mesmo dia, os congressistas participarão numa ação conjunta de devolução de uma ave reabilitada, que reúne o Zoomarine e o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, de Olhão (RIAS), entidade que será a destinatária do valor recolhido durante um leilão 'silencioso' que terá lugar nessa mesma noite.

"Finalmente, nesse mesmo dia, os congressistas terão a honra de assistir à plantação de um raro carvalho-de-Monchique, uma espécie de árvore criticamente ameaçada de extinção em Portugal", estimando-se que existam menos de 300 exemplares, lê-se na nota.

Com esta ação, dar-se-á início formal ao Jardim Botânico do Zoomarine, "um passo acrescido e sustentado na missão de Conservação da Natureza do parque oceanográfico de entretenimento educativo fundado em 1991", refere o parque.

A EAZA foi formada há 30 anos por um grupo "preocupado com a possível extinção de um número crescente de espécies", que decidiu organizar-se "de modo a criar um instrumento europeu para a sua proteção".

Foi assim que nasceu o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas, que permitiu "otimizar a reprodução de vários indivíduos, de uma forma ética, científica e geneticamente responsável, prossegue o comunicado do Zoomarine.

"Pouco tempo depois, no seguimento desse esforço concertado de várias entidades europeias, de profissionais zoológicos e cientistas, emergia a EAZA, a Associação Europeia de Zoos e Aquários", conclui o Zoomarine.

Leia Também: "Os cães não são filhos. Os cães são cães e os filhos são filhos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório