Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Presidente da República tomou "algumas precauções" após ciberataque à TAP

O Presidente da República afirmou hoje ter tomado conhecimento "da fuga de informação de dados privados" resultante de um ciberataque à TAP Air Portugal, que o levou a tomar "algumas precauções", designadamente quanto ao seu endereço digital.

Presidente da República tomou "algumas precauções" após ciberataque à TAP
Notícias ao Minuto

13:42 - 23/09/22 por Lusa

País Ciberataques

Numa nota colocada no portal da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa esclarece que "tomou conhecimento da fuga de informação de dados privados, devida a intrusão ilegal de registos da TAP Air Portugal, por um cidadão que a eles tivera acesso".

"Imediatamente [o PR] tomou algumas precauções quanto ao único dado que não era generalizadamente conhecido: o endereço digital. Quanto ao resto -- nome completo, data de nascimento e residência -- já existia esse conhecimento", refere ainda a nota.

Os dados pessoais dos clientes da TAP divulgados pelo grupo de cibercriminosos Ragnar Locker, que atacou a companhia aérea em agostos, vão do nome, morada, 'e-mail', data de nascimento até data de registo e número de passageiro.

A TAP revelou os dados atacados são "nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento, morada, e-mail, contacto telefónico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente".

A companhia aérea indicou que a informação divulgada relativamente a cada cliente pode variar, reiterando que "não há indícios de que dados de pagamento tenham sido exfiltrados dos sistemas".

O Ministério Público já confirmou a abertura de um inquérito ao ataque informático à TAP

Leia Também: Dados de Costa, Mortágua e Ventura na 'dark web' após ciberataque à TAP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório