Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

MAI preside reunião de avaliação dos incêndios que lavraram Portugal

O objetivo será contribuir "para o processo de lições aprendidas, a partilhar por todas as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, sob a coordenação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais".

MAI preside reunião de avaliação dos incêndios que lavraram Portugal
Notícias ao Minuto

18:10 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidirá, na quarta-feira, à primeira reunião do Painel de Peritos responsável pela avaliação técnico-científica dos grandes incêndios rurais que, este ano, lavraram Portugal.

O encontro, que terá lugar no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, pelas 10h30, contará também com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, assim como do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira​, da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e do secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.

A composição deste Painel de Peritos, que reúne 30 personalidades provenientes de vários centros de investigação nacionais, “resulta da necessidade de analisar a particular severidade e complexidade de alguns incêndios deste ano, que exigiram um acionamento excecional de meios de resposta”, adianta o organismo, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

“Não obstante a taxa de sucesso da intervenção em ataque inicial situar-se nos 90% e de cerca de 80% dos incêndios rurais não apresentarem uma área ardida superior a 1 hectare, o facto de algumas das ocorrências terem tido uma duração pouco habitual, com impactos significativos no património natural e florestal, bem como em bens e infraestruturas, levou o Governo a definir um modelo de avaliação que tem como principal objetivo retirar lições e preparar os próximos anos”, complementa a nota.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, a coordenação do processo de análise estará a cargo da Subcomissão de Lições Aprendidas, subsidiária da Comissão Nacional para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Contribuirá, assim, “para o processo de lições aprendidas, a partilhar por todas as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, sob a coordenação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais”.

Leia Também: Incêndios são "cada vez mais exigentes e complexos", diz MAI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório