Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

FENPROF apela a "mudanças construtoras de mais estabilidade no emprego"

Federação e Ministério da Educação reúnem-se na quinta-feira, dia 22 de setembro.

FENPROF apela a "mudanças construtoras de mais estabilidade no emprego"
Notícias ao Minuto

12:01 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

País FENPROF

A Federação Nacional dos Professores - FENPROF irá reunir com o Ministério da Educação, na quinta-feira, dia 22 de setembro, às 16h00, para realizar uma revisão do regime legal de concursos de docentes.

O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, tinha já informado sobre a luta da federação por melhores condições. "Não queremos negociar uma carreira nova, não queremos uma carreira que seja melhor paga, queremos é que a carreira que está na lei desde 1989 seja cumprida e respeitada", reiterou em entrevista ao Notícias ao Minuto. 

Como tal, a FENPROF irá apresentar "as bases para uma efetiva revisão negociada do diploma de concursos", acreditando que assim resultarão "mudanças significativas e construtoras de mais estabilidade e segurança no emprego".

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a FENPROF revelou que irá defender "a estabilização do corpo docente nas escolas o que implica o reforço da dotação de quadros" e reafirmar "o reforço do cariz nacional dos concursos e o primado da graduação profissional, como princípios basilares dessa estabilização".

Nesta reunião, a federação pretende também que "seja corrigido um conjunto de normas geradoras de injustiças no processo de ordenação e colocação de professores e educadores de infância".

A FENPROF tenciona ainda abordar o rejuvenescimento da profissão docente, o que defende implicar "um efetivo combate à precariedade no sentido de atrair jovens à profissão e fazer com que retornem muitos milhares de docentes qualificados que a abandonaram".

Por fim, tenciona recordar o Ministério sobre o intuito da marcação de uma reunião para negociar pontos do Protocolo Negocial, já entregue pela FENPROF.

Leia Também: Baixas dos professores? "É atirar areia para os olhos da opinião pública"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório