Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Este ano, o 11 de setembro de 2001 ganha um significado muito especial"

O Presidente da República defende que a guerra na Ucrânia mostra que "continuamos longe" dos valores que levaram à criação das Nações Unidas.

"Este ano, o 11 de setembro de 2001 ganha um significado muito especial"
Notícias ao Minuto

17:03 - 11/09/22 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

O Presidente da República evocou, este domingo, o 11 de Setembro de 2001, referindo que este ganha "um significado muito especial" tendo em conta a "eclosão da guerra na Ucrânia".

Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa escreve que o conflito "é mais do que um mero acontecimento europeu, constitui um acontecimento mundial".

Além disso, refere, a guerra na Ucrânia "sublinha um processo, no qual o 11 de setembro representou um sinal percursor. E vem reforçar a necessidade cada vez maior do multilateralismo na resolução pacífica dos conflitos geoestratégicos e o papel das organizações internacionais, na conjugação de esforços para enfrentar problemas globais".

"O 11 de setembro foi uma manifestação de choque de conceções da vida e do mundo, questionando valores básicos de respeito da dignidade das pessoas, de liberdade e de tolerância universais. O momento que estamos a viver, depois da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, revela como continuamos longe desses valores e de princípios que presidiram à criação das Nações Unidas e à adoção da sua Carta", conclui a nota do Presidente da República.

Quase três mil pessoas morreram a 11 de setembro de 2001, nas Torres Gémeas (World Trade Centre, em Nova Iorque), no Pentágono e em Shanksville (Pensilvânia), num ataque com aviões desviados, ordenado pelo líder da rede terrorista Al-Qaida, Osama bin Laden, morto 10 anos depois.

Leia Também: Hoje é notícia: Menos vagas para a 2.ª fase; "Estado não vai arrecadar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório