O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indicou, esta sexta-feira, que aceitou a proposta do primeiro-ministro de Manuel Pizarro como ministro da Saúde tendo em conta a "realidade" da regulamentação do SNS.
Em declarações aos jornalistas no Rio de Janeiro, no Brasil, o chefe de Estado destacou que "parece que há passos no sentido do que foi" a sua opinião nesta matéria e isso é algo que analisará na próxima semana.
"Tudo indica que é uma solução que evolui para uma posição próxima da que tinha defendido, o que significa que é a ideia para a separação clara entre as decisões políticas ao nível do ministro e Ministério e a gestão mais independente, mais autónoma, mais isenta através de outra instituição que não diretamente o Ministério", frisou Marcelo.
Nas declarações aos jornalistas, o Presidente disse ainda que tomou conhecimento da proposta do Primeiro-ministro ao final desta manhã.
Recorde-se que Manuel Pizarro foi proposto ao Presidente da República pelo primeiro-ministro, António Costa, sendo empossado por Marcelo este sábado, pelas 18h00.
Manuel Pizarro desempenhava atualmente funções de eurodeputado e é médico especializado em medicina interna.
Leia Também: Manuel Pizarro é o escolhido para novo Ministro da Saúde