Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

LBP quer bombeiros segurados 24h e pede respostas sobre Catarina Pedro

LBP quer esclarecimentos sobre despacho para que fosse concedido apoio especial à família de Catarina Pedro, bombeira que morreu após ser atropelada na A5.

LBP quer bombeiros segurados 24h e pede respostas sobre Catarina Pedro
Notícias ao Minuto

18:15 - 25/08/22 por Notícias ao Minuto

País LBP

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) quer que os bombeiros sejam segurados permanentemente e pediu esclarecimentos ao Governo sobre o apoio à família de Catarina Pedro, bombeira atropelada na A5 enquanto prestava auxílio a vítimas de um acidente de viação, quando se encontrava fora de serviço.

“A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), além das atualizações dos montantes dos seguros para os bombeiros, vai exigir que a sua cobertura seja permanente, ou seja, durante as 24 horas do dia. Assim, a cobertura do seguro irá abranger, não só os períodos em que os bombeiros estão de serviço, a caminho do quartel ou no trajeto de regresso”, lê-se numa publicação divulgada no Facebook oficial da LBP.

A confederação explica que, desta medida, “resultará que um bombeiro, por exemplo, mesmo fora de serviço, quando intervenha numa missão de socorro que presencie, e seja também vítima, esteja sempre protegido pelo seguro”.

Desta forma, a LBP recorda o caso de Catarina Pedro, bombeira da corporação de Carnaxide, que morreu em julho do ano passado, enquanto tentava auxiliar duas pessoas que tinham sofrido um acidente na A5, no sentido Lisboa-Cascais, perto de Oeiras. 

“A esse propósito, a LBP pretende ser esclarecida sobre a situação da família da bombeira de 3ª Catarina Pedro, dos Voluntários de Carnaxide, falecida por atropelamento na A5 quando, fora de serviço, prestava socorro às vítimas de um acidente em cadeia”, lembra, referindo-se depois a Patrícia Gaspar, a agora secretária de Estado da Proteção Civil que, na legislatura anterior, desempenhava funções como secretária de Estado da Administração Interna.

“Na altura a então secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, fez um despacho para que fosse concedido apoio especial à família da bombeira, nomeadamente, aos dois filhos menores. Contudo, desde então a LBP não foi informada sobre qualquer apoio resultante do despacho governamental”, remata.

Leia Também: São Pedro do Sul. Bombeiros e proteção civil levam água a oito freguesias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório