Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 23º

'Falso acidente'. PSP dá informações sobre nova burla a automobilistas

Por norma, "os suspeitos selecionam as suas vítimas em situações de trânsito, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo", adianta a força de segurança, que deixa recomendações para lidar com a situação.

'Falso acidente'. PSP dá informações sobre nova burla a automobilistas
Notícias ao Minuto

17:35 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

País Burla

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) publicou, nas redes sociais, um alerta aos automobilistas a nível nacional. Em causa está uma "possível burla" que está a ser levada a cabo. 

De forma a mantê-lo informado e para que esteja atento a estas situações, a força de segurança explicou, numa publicação, o 'modus operandi'. A burla é realizada através de um falso acidente

"Por norma, os suspeitos selecionam as suas vítimas em situações de transito, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo", começa por indicar a PSP, sendo que, depois, os burlões "acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos (supostamente provocados pela vítima)".

E mais: "Tendem a alegar que estão com pressa e que não podem esperar pela polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável". 

A PSP alerta ainda que as viaturas dos suspeitos "apresentam realmente os referidos danos" e, por vezes, "para dar credibilidade à sua história, causam alguns danos nas viaturas das vítimas". 

Neste seguimento, a PSP deixa três alertas: 

  • "Não entre em acordo com alguém que pede dinheiro. Em caso de dúvida, chame as autoridades; 
  • Tome sempre nota dos dados da viatura (matrícula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a polícia; 
  • Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla". 

Leia Também: GNR identifica 8 suspeitos de burlas com MB Way em cinco concelhos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório