Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

GNR identifica 8 suspeitos de burlas com MB Way em cinco concelhos

Grupo burlou pessoas nas cidades do Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Évora.

GNR identifica 8 suspeitos de burlas com MB Way em cinco concelhos
Notícias ao Minuto

13:15 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

País MBWay

A Guarda Nacional Republicana (GNR) do Porto anunciou esta quinta-feira que foram identificadas oito pessoas, suspeitas de vários crimes de burla através da aplicação bancária MB Way, nos concelhos de Aveiro, de Braga, de Coimbra, de Évora e do Porto.

Segundo o comunicado da polícia, foram identificados cinco homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 33 e os 61 anos. As detenções ocorreram na segunda-feira, dia 8 de agosto.

A GNR explica que "os suspeitos abordavam as vítimas, convidando as mesmas para a criação de contas de MB Way, solicitando que estas lhes fornecessem os códigos de acesso das contas criadas, retirando posteriormente, elevadas quantias monetárias das contas bancárias das vítimas".

As autoridades conseguiram então identificar os suspeitos e realizaram 18 buscas domiciliárias, nove em veículos e nove em casas. Foram apreendidos "diversos cartões bancários e outros documentos relacionados com atividade financeira, e ainda diverso vestuário furtado".

Segundo os dados do Observatório de Cibersegurança de 2021, as burlas com MB Way foram dos crimes mais denunciados às autoridades em 2021.

No seu site, a DECO adverte que, caso desconheça todas as funcionalidades do MB Way, deve começar por dar apenas o seu número de telefone, para pagamentos que lhe peçam em sites online ou pessoalmente. "Qualquer elemento que lhe seja pedido para além deste, deve levá-lo a suspender o contacto", diz a entidade.

A DECO acrescenta ainda que "se não tiver MB Way, deve recusar pagamentos por esta via, já que a aplicação só permite fazer transações entre utilizadores" e, além disso, "receber o montante em causa presencialmente ou por transferência bancária é a melhor solução para quem não tem a aplicação".

Leia Também: Prisão preventiva para homem suspeito de mais de 100 crimes com MB WAY

Recomendados para si

;
Campo obrigatório