Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Patriarcado "afasta padre" suspeito de violação "de todas as funções"

Patriarcado de Lisboa "está totalmente disponível para colaborar com todas as autoridades competentes, tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas".

Patriarcado "afasta padre" suspeito de violação "de todas as funções"
Notícias ao Minuto

11:11 - 01/08/22 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

O Patriarcado de Lisboa indicou, através de um comunicado publicado no site oficial e datado desta segunda-feira, dia 1 de agosto, que "afastou o padre" suspeito de violação "de todas as funções".

Na nota, o Patriarcado sublinhou que "recebeu uma denúncia relativa a um possível crime de violação praticado por um sacerdote diocesano" e que o caso, "que não se enquadra no âmbito da Comissão de Proteção de Menores, foi comunicado às autoridades civis competentes".

"Ouvida a vítima e o sacerdote", o Patriarcado de Lisboa "decidiu dar início aos procedimentos canónicos previstos para este tipo de casos e afastou o padre de todas as suas funções até ao apuramento dos factos"

Na missiva, é ainda frisado que o "Patriarcado de Lisboa está totalmente disponível para colaborar com todas as autoridades competentes, tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas".

Sublinhe-se que este não é o mesmo caso reportado na semana passada, sobre um caso de abuso sexual de menores que terá sido ocultado.

"Tolerância zero desde a primeira hora"

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, assegurou, na sexta-feira, que "desde a primeira hora" deu instruções, no Patriarcado, "para que a Tolerância Zero e a Transparência Total sejam regra conhecida de todos" quanto a casos de abuso na Igreja.

Numa carta aberta em que procurou esclarecer o que "testemunhou" no caso do padre acusado de abuso denunciado em 1999 ao anterior patriarca, José Policarpo, Manuel Clemente disse aceitar que "este caso e outros do conhecimento público e que foram tratados no passado, não correspondem aos padrões e recomendações que hoje" todos querem "ver implementados".

[Notícia atualizada às 08h19 de 2 de agosto]

Leia Também: Patriarca reage em carta aberta: "Tolerância Zero desde a primeira hora"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório