Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Monkeypox. DGS recomenda vacina nos primeiros quatro dias pós-contacto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta terça-feira, uma norma relativa à vacinação contra a infeção pelo vírus.

Monkeypox. DGS recomenda vacina nos primeiros quatro dias pós-contacto
Notícias ao Minuto

20:19 - 12/07/22 por Notícias ao Minuto

País Monkeypox

A Direção-Geral da Saúde recomenda, esta terça-feira, que a vacina contra a Monkeypox seja administrada "a pessoas identificadas como contactos próximos de casos notificados, no sentido de prevenir ou atenuar as manifestações da doença".

Na norma relativa à vacinação contra a infeção pelo vírus, publicada hoje, a DGS dá ainda conta de que "a vacinação deve ser realizada nos primeiros quatro dias após o último contacto próximo com um caso, podendo esse período ir até 14 dias se a pessoa se mantiver sem sintomas". 

"Os contactos próximos deverão ser indicados após a notificação de um caso suspeito para que sejam contactados individualmente e emitida declaração para a vacinação num dos pontos definidos por cada região de saúde", pode ler-se no comunicado.

Recorde-se que Portugal recebeu 2.700 doses de vacina contra a Monkeypox. As vacinas foram doadas pela Comissão Europeia e "são distribuídas pelas diferentes regiões do país, de acordo com as necessidades especificas relacionadas com o perfil epidemiológico, que difere de região para região". 

[Notícia atualizada às 20h24]

Leia Também: Monkeypox: Comité de Emergência da OMS volta a reunir-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório