Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ponta Delgada espera mais de 20 mil pessoas nas Festas do Espírito Santo

A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, espera mais de 20 mil pessoas nas Festas do Divino Espírito Santo, que arrancam na quinta-feira, e estão a ser preparadas 13 mil sopas para servir a população, foi hoje anunciado.

Ponta Delgada espera mais de 20 mil pessoas nas Festas do Espírito Santo
Notícias ao Minuto

20:25 - 06/07/22 por Lusa

País Festas

Em comunicado, o município indica que "perspetiva uma afluência de mais de 20 mil pessoas" nas festas, estando já a ser preparada a "quantidade suficiente para servir 13 mil sopas de Espírito Santo e 10 mil doses de arroz-doce" à população, uma refeição típica daquelas festas.

Segundo a autarquia, liderada pelo social-democrata Pedro Nascimento Cabral, vão ainda participar 1.300 figurantes no cortejo etnográfico.

A Câmara Municipal adianta também que "preparou um plano específico de gestão de resíduos", que "acautela a correta separação, acondicionamento e, por inerência, uma eficiente triagem de todo o lixo produzido" durante a festa.

"Na partilha popular das sopas do Espírito Santo, que terá novamente lugar no campo de São Francisco, no sábado, a partir do meio-dia, os interessados terão de dispensar um euro como caução para poderem fazer uso de um 'kit' ecológico e assim serem servidos", lê-se na nota de imprensa.

O 'kit' vai conter um prato, uma colher de cana-de-açúcar, um copo de plástico reutilizável e um guardanapo de papel.

Os participantes vão ser "reembolsados da caução no final de um circuito definido pela Câmara Municipal", que se vai iniciar com uma "ação de sensibilização para a reciclagem" e terminar com a "devolução do 'kit' e separação de resíduos nos contentores colocados no local para o efeito".

"O plano de gestão de resíduos das Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada [...] volta a assentar numa lógica de desperdício zero, recorrendo e fornecendo materiais biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis", destaca o município.

As Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada têm início na quinta-feira, com a inauguração da exposição de fotografia "Divino em Objetiva 19".

A mostra é da responsabilidade da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, estando patente no lado norte da Igreja Matriz.

No primeiro dia das festividades será ainda inaugurada a tenda do "Divino Espírito Santo de Alenquer", no distrito de Lisboa, também no largo norte da Igreja Matriz, onde tem lugar a conferência inaugural, este ano subordinada ao tema "Porque ama, une. Porque une, transborda de amor. O Espírito Santo no coração da experiência da mística".

No sábado, serão distribuídas as 'pensões' por várias instituições do concelho e será inaugurado o Triato do Espírito Santo.

No Campo de Francisco, haverá a partilha popular das sopas do Espírito Santo e o cortejo etnográfico das 24 freguesias do concelho, na Avenida Infante D. Henrique.

No domingo, realiza-se a missa da coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Sebastião, o bodo de Leite e a coroação dos impérios do Espírito Santo do concelho de Ponta Delgada.

De acordo com o sítio na Internet da Câmara Municipal de Alenquer, as Festas do Espírito Santo são celebradas naquela vila "há mais de 700 anos", tendo sido "instituídas pela rainha Santa Isabel e pelo rei D. Dinis".

Em 2021, as Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foram assinaladas simbolicamente em julho devido à pandemia de covid-19.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.

Leia Também: Touros? Não. Pamplona viu 'largada' de elétricos da MINI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório