Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo e Médicos discutem especialidade de Medicina de Urgência

Ordem dos Médicos entregou em junho um relatório acerca da criação desta especialidade.

Governo e Médicos discutem especialidade de Medicina de Urgência
Notícias ao Minuto

10:15 - 06/07/22 por Carmen Guilherme

País Saúde

Vai realizar-se, esta quarta-feira, uma reunião entre a Ordem dos Médicos e o Governo para “discutir a possibilidade de criar a especialidade de Medicina de Urgência”. 

De acordo com uma nota divulgada, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, vai encontrar-se com a ministra da Saúde, Marta Temido, com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes. A reunião vai decorrer no Ministério da Saúde. 

Sublinhe-se que a reunião acontece numa altura em que se vive uma crise na Saúde, nomeadamente nos serviços de urgência, com os maiores problemas a registar-se nas urgências de Ginecologia e Obstetrícia. Este serviço funcionam sem equipas médicas próprias. 

Em 2019, o Governo já tinha criado um grupo de trabalho, que incluía a Ordem dos Médicos, para analisar os serviços de urgência e uma das propostas foi a criação da especialidade de Medicina de Urgência. 

Em 2020, a Ordem dos Médicos começou a estudar esta proposta e este mês, dois anos depois, entregou o relatório final, que deverá hoje ser discutido. Note-se que a ministra da Saúde, Marta Temido, também demonstrou interesse, recentemente, em avançar para o processo de criação desta especialidade.

Leia Também: Ordem alerta para fragilidades nos serviços farmacêuticos nos hospitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório