Hospital de Portimão volta a encerrar bloco de partos, denuncia PSD

Poderá ainda vir a transferir crianças e jovens internadas para Faro.

Hospital de Portimão, urgências

© Global Imagens

Carmen Guilherme
01/07/2022 16:28 ‧ 01/07/2022 por Carmen Guilherme

País

Portimão

O bloco de partos da Urgência Obstétrica do Hospital de Portimão vai voltar a encerrar durante o fim de semana, denunciaram os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Faro. 

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os social-democratas revelam que tiveram conhecimento, esta sexta-feira de um novo encerramento do bloco de partos daquela unidade, pertencente ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve, até às 9h00 do dia 4 de julho, segunda-feira. Em causa está a falta de pediatras.

Segundo a mesma nota, há ainda a possibilidade de vir a transferir crianças e jovens internadas em Portimão para Faro.

A falta de pediatras é um problema recorrente com consequências graves para a assistência à população. Mais grave é a possibilidade que se ventila de vir a transferir para Faro crianças e jovens internadas em Portimão devido à falta de clínicos. Como se não bastasse o encerramento do bloco de partos, esta nova circunstância ultrapassa os limites do aceitável nos dias que correm”, criticam os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos.

Desta forma, os social-democratas instam o Ministério da Saúde a esclarecer a situação.

O PSD vai mais longe e acusa mesmo a ministra da Saúde, Marta Temido, e o PS de “uma total falta de respeito com a população do Algarve”. 

É preciso descaramento para num dia pintar um SNS cor-de-rosa e no dia seguinte permitir o encerramento de unidades hospitalares deixando milhares de pessoas sem uma resposta adequada”, apontam, numa referência ao recente debate parlamentar sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Recorde-se que, nos últimos tempos, a falta de médicos tem obrigado ao encerramento total ou parcial das urgências de obstetrícia nos hospitais, nomeadamente em Portimão.

Leia Também: "Tudo o que falha no SNS é responsabilidade política da ministra"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas