Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Sabe o que acontece se transportar uma criança indevidamente num veículo?

Fique a par.

Sabe o que acontece se transportar uma criança indevidamente num veículo?
Notícias ao Minuto

20:08 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

'Cinto-me vivo' é o mote da campanha da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) que, esta quinta-feira, lançou a questão ‘O que acontece se transportar crianças com menos de 12 anos de idade e altura inferior a 135 centímetros sem irem sentadas em cadeirinha homologada e adaptada ao seu tamanho e peso?’.

Numa publicação na sua página da rede social Facebook, as autoridades deixam a resposta.

“É aplicada uma coima entre 120 euros a 600 euros por cada criança transportada indevidamente”, recordam, completando que “acresce, também por cada criança transportada indevidamente, a inibição de conduzir de um mês a um ano e a subtração de dois pontos na carta de condução até ao limite de seis em simultâneo”.

Nesse sentido, a GNR e a PSP apelam a que “circule em segurança e dê prioridade à vida”.

A campanha realça ainda que “todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo” vítimas de acidentes de viação, o que se traduz em “3.700 pessoas por dia, uma pessoa a cada 24 segundos”. Trata-se, por isso, da “primeira causa de morte dos cinco aos 29 anos”.

“Em Portugal, apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média, 650 pessoas por ano perderam a vida nas estradas. Um número muito longe do único aceitável: ZERO”, salienta.

O folheto informativo dá também conta de que “a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança reduz em 50% o risco de morte”, adiantando que, em crianças até aos 18 kg, “a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou de morte”.

Leia Também: Madeira apresenta aplicação para telemóvel com informação sobre trânsito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório