Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"O caso está encerrado". Funeral de João Rendeiro realiza-se hoje

Velório do ex-banqueiro realizou-se esta segunda-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa.

"O caso está encerrado". Funeral de João Rendeiro realiza-se hoje
Notícias ao Minuto

10:50 - 07/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País João Rendeiro

"O caso está encerrado". Os resultados preliminares da autópsia a João Rendeiro, realizada em Portugal, não detetaram indícios de crime e confirmaram a tese de suicídio, adiantou fonte ligada ao processo à Lusa. 

Após este desfecho, o velório do ex-banqueiro realizou-se esta segunda-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral terá lugar hoje

De lembrar que a família de Rendeiro pediu, na quarta-feira, ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) para fazer uma autópsia ao corpo do ex-presidente do BPP, que chegou na sexta-feira de manhã a Lisboa proveniente da África do Sul

Na altura, em declarações à Lusa Inês Montalvo, advogada da família de Rendeiro, justificou a necessidade da autópsia por considerar que havia "vários indícios de que se tratou de um crime". O veredito das autoridades sul-africanas davam conta de que o antigo banqueiro se teria suicidado, ainda que as investigações às circunstâncias da morte não tenham sido ainda concluídas. 

Recorde-se que o corpo de João Rendeiro chegou à morgue em 13 de maio, onde foi reconhecido pelo cônsul honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa. A retirada do corpo da morgue estatal sul-africana em Pinetown, subúrbios de Durban, ocorreu na tarde de 27 de maio e a transferência para Joanesburgo decorreu no dia seguinte, conduzida pelas autoridades portuguesas na África do Sul.

João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto no dia 12 de maio e deveria ser presente em tribunal na manhã seguinte. O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma transitou em julgado e não admitia mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

João Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.

O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado. O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como processos relacionados com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.

Leia Também: Segunda autópsia ao corpo de João Rendeiro afasta suspeitas de crime

Recomendados para si

;
Campo obrigatório