Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Recluso condenado por homicídio faz mata-leão a guarda na cadeia do Linhó

Agressão deu-se no momento da contagem de reclusos em que é feita a abertura de celas para assegurar que estão todos no interior.

Recluso condenado por homicídio faz mata-leão a guarda na cadeia do Linhó
Notícias ao Minuto

11:34 - 04/06/22 por Marta Ferreira

País Estabelecimento Prisional do Linhó

Um recluso de 24 anos, a cumprir 17 anos de cadeia por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, furto e falsificação de testemunho, executou este sábado de manhã um mata-leão a um guarda prisional no Estabelecimento Prisional do Linhó.

De acordo com Frederico Morais, da direção do Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais ao Notícias ao Minuto, a agressão deu-se no momento da contagem de reclusos em que é feita a abertura de celas para assegurar que estão todos no interior.

Ao abrir a cela, o guarda foi surpreendido pelo homem em causa, tendo de seguida sido empurrado a porta, de modo que esta fechasse, e assim se defendesse. 

O preso terá ainda ameaçado o guarda. "Filho da... Vou-te matar", de acordo com informação avançada ao Notícias ao Minuto.

Atualmente o recluso aguarda decisão para ser colocado em isolamento. 

"Estamos a temer que uma catástrofe possa acontecer devido à falta de mão pesada da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais", indica Frederico Morais, acrescentando que "se algo mais grave acontecer, o sindicato [dos guardas prisionais] irá até as últimas instâncias na Justiça". 

Frederico Morais recorda ainda que "a última vez que o Linhó esteve com problemas graves só terminou com a intervenção do GISP". Intervenção essa ocorrida no ano de 2012 que acabou com três feridos ligeiros. 

Refira-se que o Sindicato dos Guardas Prisionais tem alertado diversas vezes para a escassez de guardas prisionais que coloca em risco a segurança nas cadeias portugueses. 

Esta é já a 4.ª agressão neste estabelecimento prisional no último mês. Ontem, dia 3 de junho, o Sindicato denunciou que, desde o dia 7 ao dia 31 de maio, contabilizam-se sete situações de agressão a guardas prisionais por parte de reclusos.

Leia Também: Sete guardas prisionais agredidos por reclusos em menos de um mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório