Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Temperaturas começam a descer e chuva regressa já na segunda-feira

Para este sábado, o IPMA prevê temperaturas máximas que podem ir dos 19ºC aos 33ºC.

Temperaturas começam a descer e chuva regressa já na segunda-feira
Notícias ao Minuto

09:42 - 28/05/22 por Ema Gil Pires

País Meteorologia

Sexta-feira foi um dia de muito calor em todo o país, mas a partir deste fim de semana, e até segunda-feira, as temperaturas vão começar a descer gradualmente. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as descidas serão, em apenas três dias, superiores a 10ºC em muitos dos distritos.

Para este sábado, o IPMA prevê temperaturas máximas que podem ir dos 33ºC (em distritos como Braga, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Évora) aos 19ºC (Açores). Faro, Lisboa e Porto ficar-se-ão, respetivamente, pelos 25ºC, 26ºC e 27ºC. Em território continental, predominará o céu pouco nublado, podendo haver alguma chuva ou aguaceiros no arquipélago dos Açores. 

No domingo, as temperaturas máximas serão ainda mais baixas, compreendidas entre os 28ºC (Vila Real, Castelo Branco, Évora e Beja) e os 16ºC (Açores). Em Lisboa (22ºC), Porto (21ºC) e Faro (23ºC) as temperaturas também baixam face ao dia anterior, num dia em que as nuvens vão começar a aparecer com mais força em todo o território continental.

Na segunda-feira chegará, por sua vez, a chuva, particularmente nos territórios do litoral - acontecendo o mesmo nos arquipélagos, onde este fenómeno meteorológico começará a sentir-se já no domingo. As temperaturas máximas, por sua vez, deverão estar entre os 25ºC (Bragança e Beja) e os 17ºC (Açores). Em Lisboa, Porto e Faro, as máximas serão de 22ºC, 21ºC e 23ºC, respetivamente.

Na sexta-feira, recorde-se, os termómetros chegaram aos 36ºC no distrito mais quente, Santarém. Em Lisboa os mesmos marcaram 34ºC, no Porto 32ºC e em Faro 28ºC.

Leia Também: Grupos Central e Oriental dos Açores com aviso amarelo devido a chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório