Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Caminhada contra a obesidade realiza-se domingo em Tomar

'Pela Nossa Saúde' é o mote desta iniciativa de sensibilização.

Caminhada contra a obesidade realiza-se domingo em Tomar

Tomar recebe uma caminhada contra a obesidade no domingo, dia 22, organizada pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) que se realizará a partir das 9h30, através do Eco-Trilho da Vala.

'Pela Nossa Saúde' é o mote do evento de sensibilização que se insere nas comemorações do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, 21 de maio, e pretende juntar quem enfrenta esta doença, tanto a nível pessoal como familiar.

Uma caminhada que toda a população do Médio Tejo, independentemente da idade ou peso, poderá participar ao longo de 2,8 quilómetros, num "percurso pedestre de dificuldade baixa", com início junto à entrada da antiga Fábrica de Fiação.

Aos participantes será entregue uma camisola alusiva ao evento realizado, se assim o pretenderem, um rastreio de diabetes pela equipa de profissionais de saúde do CHMT. 

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o CHMT divulgou que os participantes seguirão pela margem direita da Vala da Fábrica até ao Açude de Pedra, onde decorrerá uma aula de ginástica ao ar livre e será distribuído um lanche saudável. Já o regresso, previsto para o final da manhã, terá a opção de dois percursos, um de dificuldade baixa, outro moderada. 

A Unidade de Diabetes e Obesidade do CHMT pretende assim "sensibilizar a opinião pública para esta doença crónica que afeta mais de dois terços da população portuguesa" e alertar para as suas consequências. Segundo o CHMT, a diabetes é a comorbilidade mais significativa associada à obesidade, no entanto destacam-se também doenças cardíacas, apneia do sono, doença renal crónica, depressão e demência. 

De referir que a Unidade de Diabetes e Obesidade do CHMT, localizada na Unidade de Tomar, disponibiliza um programa de tratamento à doença que envolve as vertentes médica, nutricional e psicológica. 

Leia Também: Caminhada 'Duma ponte à outra' reagendada para dia 28 de maio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório