Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ivo Rosa manda entregar 83 milhões de euros à Sonangol

O magistrado considerou que o dinheiro em causa é lícito e que não existe relação com a filha do ex-presidente de Angola.

Ivo Rosa manda entregar 83 milhões de euros à Sonangol
Notícias ao Minuto

23:28 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

País Luanda Leaks

O juiz Ivo Rosa mandou levantar o arresto feito num dos processos de investigação a Isabel dos Santos e entregar 83 milhões de euros à Sonangol. 

Segundo avançou a SIC Notícias, esta terça-feira, o magistrado considerou que o dinheiro em causa é lícito e que não existe relação com a filha do ex-presidente de Angola.

Estes arrestos tinham sido feitos à sociedade Esperaza Holding e a decisão do juiz Ivo Rosa acontece depois de o Tribunal Arbitral dos Países Baixos ter decidido que “a Sonangol foi, desde sempre, a legítima dona de 100% das ações da Esperaza”.

Feita essa decisão, a Sonangol recorreu à justiça portuguesa para reclamar o que tinha sido arrestado, sendo que Ivo Rosa deu razão à empresa angolana.

Segundo o despacho citado pela estação televisiva, Ivo Rosa considera que “os valores creditados na conta daquela sociedade correspondem à distribuição de dividendos e não, como inicialmente indiciado, um ato de apropriação de dinheiros públicos angolanos ou a uma manobra de branqueamento”.

Leia Também: Confusão judicial de Angola levou EUA a impor sanções a angolana já morta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório