Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Cada dia de guerra é mais um dia de dor". Frases que marcaram a semana

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

"Cada dia de guerra é mais um dia de dor". Frases que marcaram a semana
Notícias ao Minuto

16:20 - 22/04/22 por Lusa

País Frases da semana

Muitas foram as frases que marcaram a agenda mediática da última semana. Consulte aqui quais foram as principais: 

"Aqui estamos, com plena consciência e compromisso, para reconhecer e corrigir erros passados, pedir perdão por eles e prevenir convenientemente o futuro."

Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, dois dias depois de a comissão independente criada em janeiro para investigar abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa ter revelado que já recebeu 290 testemunhos válidos de vítimas e 16 casos já foram remetidos ao Ministério Público. 14-04-2022.

"É profundamente consternado que tomo conhecimento da morte de Eunice Muñoz, uma referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses. Em seu nome, presto-lhe uma emocionada homenagem e agradeço décadas inesquecíveis da vida de todos nós."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, 15-04-2022

"Eunice Muñoz marcou de forma definitiva o teatro português, trabalhando com os mais importantes encenadores e companhias, sem nunca deixar de se renovar, de se reinventar, de conquistar gerações sucessivas."

António Costa, primeiro-ministro, 15-04-2022

"A situação está a evoluir de acordo com o princípio de um 'boomerang': as consequências negativas afetaram precisamente os países que promoveram as restrições sancionatórias."

Alexander Novak, vice-primeiro-ministro russo, 15-04-2022

"Não devemos esperar pelo momento em que a Rússia decida utilizar as suas armas nucleares. Devemos preparar-nos para isso."

Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, 16-04-2022

"Já fui confrontado com várias queixas de abusos. Sei bem o drama que representam."

José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal, TSF/Jornal de Notícias, 16-04-2022

"Estou a começar a pensar que aqueles que dizem 'é inútil falar com ele [Putin], está apenas a perder tempo', estão certos."

Mario Draghi, primeiro-ministro italiano, Jornal italiano "Il Corriere della Será", 17-04-2022

"A falência do Estado russo é apenas uma questão de tempo."

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Jornal alemão Bild am Sonntag, 17-04-2022

"A razão pela qual pretendemos estar fora da ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses], sem nenhuma hostilidade, é porque amanhã ninguém se vai substituir a nós, nem à Assembleia Municipal [nas negociações e decisões no processo de transferência de competências]."

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, 19-04-2022

"A invasão russa da Ucrânia é uma violação flagrante do direito internacional e a morte de milhares de civis constitui crimes de guerra pelos quais o Presidente russo é responsável."

Olaf Scholz, chanceler alemão, 19-04-2022

"O Exército russo está, com esta guerra, a inscrever-se para sempre na história mundial como o Exército mais bárbaro e desumano do mundo."

Volodymyr Zelensky, 19-04-2022

"Na casa do PSD não cabem racistas, xenófobos e populistas."

Jorge Moreira da Silva, na apresentação da candidatura à presidência do PSD, 20-04-2022

"O Estado continua a desonerar-se das suas responsabilidades nas regiões autónomas. (...) Isto tem de parar, porque, se continuarmos assim, a pergunta que faço é se vale a pena continuar a estarmos integrados na República."

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, 20-04-2022

"Há anos que se salienta ser imperioso a redução das custas judiciais, sendo inaceitável que a água que deveria saciar a sede de justiça dos cidadãos seja em Portugal paga pelos mesmos ao preço do champanhe francês."

Luís Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos Advogados, na abertura do ano judicial, 20-04-2022

"[A justiça em Portugal] continua lenta de mais, ou porque os recursos continuam a ser ou insuficientes ou pouco efetivos no seu uso. Essa lentidão, que é desigual, afeta em muitos casos o progresso económico e social do país e, sobretudo, a própria perceção da justiça pelos cidadãos, e curiosamente parece dar sinais de contaminar fórmulas alternativas de jurisdição, como a arbitral -- aliás, caríssima para o cidadão comum."

Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura do ano judicial, 20-04-2022

"A sua história relativamente ao Novo banco acabou. Se quiser contar uma outra contará, mas admito que como em todas as segundas temporadas seguramente não terá o sucesso da primeira."

Fernando Medina, ministro das Finanças, em resposta à deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua que o confrontou o com a transferência, em 2022, de 133 milhões de euros para o Novo Banco, 20-04-2022

"Em circunstância alguma em 2024, quando quer que seja, estarei disponível para ser presidente da Comissão Europeia."

António Costa, primeiro-ministro, em entrevista promovida pelo Clube de Jornalistas, em parceria com a agência Lusa e a Escola Superior de Comunicação Social, no âmbito dos 50 anos das comemorações do 25 de Abril e dos 40 anos do clube, 20-04-2022

"Ninguém é bom juiz em causa própria e alguns não são bons juízes em causa alheia. (...) É preciso ser justo e perceber que quem acabou de ter uma derrota no PSD e outra derrota no país é capaz de estar um pouco azedo."

Idem, ibidem, sobre um artigo recente de Cavaco Silva, ex-presidente da República, onde o critica por ter falta de coragem, 20-04-2022

"A soberania europeia não existe, porque não há cidadania europeia. Você [Emmanuel Mácron] quer substituir a soberania francesa pela soberania europeia e é por isso que coloca a bandeira europeia [da UE] sob o Arco do Triunfo."

Marine Le Pen, candidata à Presidência francesa, TF1/France 2, 20-04-2022

"Para Mozart das finanças, você [Marine Le Pen] tem um balanço muito medíocre."

Emmanuel Mácron, Presidente francês e recandidato, TF1/France 2, 20-04-2022

"Estão reunidas as condições para a não obrigatoriedade do uso de máscaras, que se mantém nos locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis."

Marta Temido, ministra da Saúde, 21-04-2022

"Eu considero isso uma velhacaria."

José Sócrates, antigo primeiro-ministro, sobre António Costa ter dito que ele enganou o PS, na biografia atualizada de Mário Soares, TVI, 21-04-2022

"O vosso povo vai daqui a nada celebrar o aniversário da revolução dos cravos e sabe perfeitamente o que estamos a sentir. Ajudem-nos com tudo o que puderem."

Volodymyr Zelensky, num discurso por videoconferência perante o parlamento português, 21-04-2022

"A revolução de Abril foi feita para pôr fim ao fascismo e à guerra. É um insulto esta declaração [de Volodymyr Zelensky] que faz referência ao 25 de Abril. O 25 de Abril em Portugal foi para libertar e contribuiu para a libertação dos antifascistas. Na Ucrânia estão a ser presos."

Paula Santos, líder parlamentar do PCP, 21-04-2022

"Nesta hora, em que só há lugar para a humanidade, a fraternidade e a solidariedade, somos todos ucranianos."

Marcelo Rebelo de Sousa, 21-04-2022

"Cada dia de guerra é mais um dia de dor insuportável. As palavras que ouvimos hoje do Presidente da República da Ucrânia abalam-nos."

António Costa, 21-04-2022

"Nós estamos a preparar-nos. Estamos preparados, posso dizer, para enfrentar o impacto do efeito 'boomerang' na economia ocidental e mundial, resultado das aberrantes sanções contra a economia russa."

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, 21-04-2022

"Passei de ser um ministro político em que se viam os riscos do despesismo há 15 dias para um ministro em que já se vê pouca popularidade."

Fernando Medina, Expresso, 22-04-2022.

"É uma possibilidade realista, sim, claro. Putin tem um exército enorme, está numa posição política muito difícil porque cometeu um erro catastrófico. A única opção que lhe resta é continuar a tentar a usar a horrível estratégia baseada em artilharia para tentar esmagar os ucranianos."

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, admitindo a possibilidade de a guerra na Ucrânia durar até ao final de 2023. 22-04-2022.

"Os senhores [à direita] dizem que não há reformas porque só reconhecem uma reforma se ela provocar dor, enfraquecimento do Estado e uma corrida para o fundo nos direitos dos portugueses."

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, no encerramento do debate sobre o Programa Nacional de Reformas. 22-04-2022.

Leia Também: Explosão numa mesquita faz dezenas de mortos e feridos no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório