Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Zelensky sobre apoio de Portugal à Ucrânia: "Bem... está quase"

Presidente ucraniano colocou o nosso país na 'lista' dos mais reticentes em tomar decisões a favor do seu país.

Zelensky sobre apoio de Portugal à Ucrânia: "Bem... está quase"
Notícias ao Minuto

11:25 - 25/03/22 por Notícias ao Minuto

País Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, durante o discurso por videoconferência na reunião do Conselho Europeu, ontem, que Portugal pertence ao grupo de países que mostra (mais) relutância em tomar decisões a favor do seu país. 

Entre elogios e críticas, o chefe de Estado ucraniano disse: "A Bulgária está connosco; a Grécia eu acredito que nos vai apoiar; a Alemanha está um pouco atrasada; Portugal… bem, está quase; a Croácia está connosco; Suécia - o azul e o amarelo estão sempre juntos"

Quanto à Hungria, de Orbán, Volodymyr Zelensky teceu uma dura condenação devido à posição neutra que tem revelado no conflito. 

De recordar que os chefes de Governo e de Estado da UE disseram hoje reconhecer as "aspirações europeias e a escolha europeia" da Ucrânia para obter estatuto de país candidato ao bloco comunitário, aguardando porém parecer da Comissão Europeia.

"A UE está ao lado da Ucrânia e do seu povo e o Conselho Europeu reafirma a Declaração de Versalhes reconhecendo as aspirações europeias e a escolha europeia da Ucrânia, iniciadas com um acordo de associação", defendem os líderes dos 27 nas conclusões divulgadas esta madrugada, após várias horas de discussão sobre a guerra na Ucrânia, no Conselho Europeu, em Bruxelas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Leia Também: AO MINUTO: Novo acordo entre EUA e UE; 300 mortos em teatro de Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório