Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Rotunda para acabar com acidentes mortais em Monção até final do verão

A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciará até final do verão a construção de uma rotunda num cruzamento da Estrada Nacional (EN) 202 em Monção, palco de vários acidentes mortais, orçada em 800 mil euros, informou hoje fonte da empresa.

Rotunda para acabar com acidentes mortais em Monção até final do verão
Notícias ao Minuto

12:28 - 22/03/22 por Lusa

País Monção

Contactada pela Lusa, a fonte da IP adiantou que, "se tudo correr bem com o concurso público, lançado na última sexta-feira, e que terminará dentro de 20 dias, estima-se que até final do verão arrancará a construção da rotunda".

Em causa está a pretensão, reclamada há vários anos pela Câmara de Monção, distrito de Viana do Castelo, junto da extinta Estradas de Portugal, agora Infraestruturas de Portugal (IP), de transformação do cruzamento de São Pedro, na EN 2022, numa rotunda.

Trata-se de uma zona de reta que se apresenta em plano inclinado e com pouca visibilidade para quem tenta aceder à estrada nacional.

A construção da rotunda é reclamada desde 2011 face ao elevado número de acidentes rodoviários, alguns com vítimas mortais. Em 2013, o então presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira (PS), ameaçou mesmo cortar a estrada caso se registasse algum acidente mortal.

"Infelizmente, parece que só desta forma é que se resolvem as coisas em Lisboa", afirmou, na altura, o ex-autarca socialista.

Hoje, em comunicado, a IP revelou que o investimento naquela rotunda "tem como principal objetivo o reforço da segurança rodoviária, substituindo o atual cruzamento onde se tem registado um maior nível de sinistralidade".

"Além dos benefícios ao nível da segurança, também as acessibilidades de e para a rede viária local serão melhoradas, favorecendo a mobilidade das populações locais", especifica a IP.

A empreitada, com prazo de execução de 150 dias, "será realizada no troço entre os quilómetros 0,480 e 0,880 da EN202 e envolve a construção de uma rotunda de nível, denominada rotunda de São Pedro, composta por uma faixa de rodagem com uma única via de circulação".

A intervenção "compreende também a execução de ligações à futura rotunda, a criação de passeios sobrelevados e de passadeiras para peões, necessários à circulação pedonal e à realização de atravessamentos em locais apropriados e em segurança".

"Será também efetuada a reparação e limpeza dos órgãos de drenagem, a reformulação e adequação do sistema de sinalização horizontal e vertical", refere, concluindo que o concurso se encontra "agora em fase de receção de propostas, que decorre por um período de 20 dias".

Leia Também: NATO não quer "terror" visto na Ucrânia no seu território, diz Costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório