Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Ativos russos? "Não vamos estar à espera que outros tomem a iniciativa"

Ana Gomes defende que, sabendo que em Portugal há mais de 400 beneficiários russos de vistos gold, o país deveria tomar a iniciativa de "os congelar em função destas sanções", começando por Roman Abramovich, um caso que "todos conhecemos".

Ativos russos? "Não vamos estar à espera que outros tomem a iniciativa"
Notícias ao Minuto

17:34 - 23/02/22 por Notícias ao Minuto

País Guerra na Ucrânia

A ex-deputada no Parlamento Europeu, Ana Gomes, esteve esta quarta-feira na SIC Notícias a comentar o desenvolvimento da tensão entre a Rússia e a Ucrânia e sublinhou que as sanções até agora anunciadas "não bastam" para travar Putin. 

"Não bastam, mas são importantes em si, têm é de ser corretamente aplicadas", começou por explicar. 

No caso português, Ana Gomes aponta que "em Portugal, sabendo nós que temos 418 vistos gold atribuídos a cidadãos russos e sabendo nós que eles vivem como todos os outros beneficiários de vistos gold, com a proteção do segredo que as autoridades portuguesas determinaram, não sabemos se são oligarcas ligados a Putin ou a origem da fortuna e se está aqui investida". Perante isto, a ex-candidata presidencial defende que cabe às autoridades portuguesas "tomar a iniciativa".

"Não vamos estar à espera que sejam os americanos, ou outros países europeus a dizer-nos que tomemos a iniciativa de identificar quais os ativos russos aqui investidos e de os congelar em função destas sanções", sublinha Ana Gomes começando por um caso que "todos conhecemos", o de Roman Abramovich. 

"A cidadania portuguesa nunca deveria ter sido concedida a Abramovich. É um caso de um oligarca próximo de Putin que, inclusivamente, foi impedido de ter residência no Reino Unido, um dos países que inventou estes vistos gold e que acabou por reconhecer que é um esquema facilitador da corrupção e criminalidade", defendeu. 

Ana Gomes sublinha que em Portugal o que se pode fazer é identificar todos os beneficiários russos de vistos gold e aplicar-lhes as sanções devidas, como congelar os ativos que aqui possuam. 

No caso em concreto de Roman Abramovich, a antiga diplomata afirma que "não há nenhuma desculpa" para o governo português não atuar.

Leia Também: "Que um raio silencie o tiranete assassino antes que nos ponha em guerra" 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório