Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pedrógão Grande. Pinheiro caído terá provocado morte a 16 pessoas

O Coordenador do Centro de Estudo sobre Incêndios Florestais, reiterou que a queda de um pinheiro na N236-1 ditou a morte de 16 das 30 pessoas que terão morrido naquela estrada.

Pedrógão Grande. Pinheiro caído terá provocado morte a 16 pessoas
Notícias ao Minuto

22:50 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto

País Pedrógão Grande

No julgamento dos incêndios de Pedrógão Grande, que decorreu esta segunda-feira, Xavier Viegas, o autor de um dos relatórios sobre a tragédia, explicou que a morte de 16 pessoas estará diretamente ligada à queda de um pinheiro, que bloqueou a fuga na estrada onde se registaram mais mortes.

Em declarações à SIC, o Coordenador do Centro de Estudo sobre Incêndios Florestais, reiterou que a queda de um pinheiro na N236-1 ditou a morte de 16 das 30 pessoas que terão morrido naquela estrada.

O responsável disse ainda em tribunal que no caso de pessoas que morreram em estradas municipais, o problema não terá estado ligado às faixas de gestão de combustível, mas sim à intensidade do calor presente no local - o fator que mais contribuiu para a situação.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017 em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que alastrou a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e mais de 250 feridos, sete dos quais graves, e destruiu meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Leia Também: Câmara de Pedrógão "preocupada" com falta de água para combate a fogos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório