Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Duas advogadas e um médico entre arguidos por auxilio à imigração ilegal

Duas advogadas, um médico, uma ex-funcionária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e uma outra mulher foram constituídas arguidas por suspeita de vários crimes, entre eles auxílio à emigração ilegal.

Duas advogadas e um médico entre arguidos por auxilio à imigração ilegal
Notícias ao Minuto

19:16 - 28/01/22 por Lusa

País SEF

Num comunicado divulgado hoje, o SEF refere que "constituiu arguidas duas advogadas, um médico, uma ex-funcionária do SEF e, ainda, uma outra cidadã, no âmbito de uma investigação coordenada pelo Ministério Público, relacionada com a eventual prática de vários crimes, entre os quais o auxílio à imigração ilegal e a falsificação de documentos".

Segundo a mesma informação, "o processo investiga situações de eventual regularização fraudulenta de cidadãos estrangeiros em Portugal, mediante a alegada utilização de documentação falsa ou obtida de forma fraudulenta, nomeadamente atestados de residência, contratos de trabalho, contratos de arrendamento e atestados médicos, certificando que os cidadãos sofriam de patologias impeditivas do respetivo retorno ao país de origem".

Alegadamente utilizando a documentação falsa e obtida de modo fraudulento, as duas advogadas e a cidadã de nacionalidade portuguesa, promoviam e acompanhavam os seus 'clientes' aos balcões de atendimento do SEF, onde requeriam a regularização ao abrigo de regimes excecionais, associadas a um vínculo laboral subordinado ou a situações previstas no art.º 123º da lei 23/07, sobretudo direcionadas para razões de interesse nacional, interesse público ou de natureza humanitária, explica o SEF.

"O acompanhamento dos 'clientes' ocorria um pouco por todo o país, com maior incidência nas zonas norte e centro, mediante o pagamento de quantias monetárias", adianta.

A ex-funcionária do SEF, que desempenhou funções durante alguns meses numa delegação da zona centro, foi indiciada por corrupção, pelo facto de, alegadamente, atender os ditos 'clientes' sem marcação prévia na plataforma de agendamento do serviço.

Leia Também: SEF deteve suspeito de auxílio à imigração ilegal em Braga

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório