Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Açores alargam dose de reforço a maiores de 40 anos na próxima semana

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 será alargada, nos Açores, à população com mais de 40 anos, na próxima semana, havendo já datas para as faixas etárias seguintes no plano regional de vacinação.

Açores alargam dose de reforço a maiores de 40 anos na próxima semana
Notícias ao Minuto

21:14 - 13/01/22 por Lusa

País Covid-19

"A partir de 17 de janeiro de 2022 passam a ser elegíveis todas as pessoas com idade igual ou superior a 40 anos, priorizando-se o agendamento das pessoas com patologias de risco acrescido", lê-se no Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19, publicado hoje na página da internet da direção regional da Saúde dos Açores.

O documento define também datas para o alargamento da vacinação com a dose de reforço contra a covid-19 às faixas etárias seguintes.

As pessoas com mais de 30 anos podem receber a dose de reforço "a partir de 31 de janeiro" e as que têm mais de 18 anos "a partir de 14 de fevereiro", estando igualmente prevista a priorização do agendamento dos utentes "com patologias de risco".

A nova versão de plano inclui também a possibilidade de vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos, operação que deverá arrancar no dia 18 ou 19 de janeiro, segundo anunciou hoje o diretor regional da Saúde, Berto Cabral.

Segundo o documento, a administração da vacina às crianças entre os cinco e os 11 anos "deve, sempre que possível, respeitar um intervalo de duas semanas em relação à administração de outras vacinas, independentemente da vacina (aplica-se também à vacina contra a gripe)".

O plano refere ainda que "a vacinação das crianças com história de Síndrome Inflamatório Multissistémico deve ser avaliada caso a caso pelo médico assistente, aplicando-se o esquema vacinal das pessoas recuperadas de covid-19".

Quanto à vacinação de crianças com história de miocardite ou pericardite, "deve ser adiada pelo menos até à resolução completa do quadro clínico, avaliada caso a caso pelo médico assistente".

Os Açores são a única região do país em que ainda não arrancou a vacinação contra a covid-19 de crianças entre os cinco e os 11 anos.

O diretor regional da Saúde, Berto Cabral, disse hoje que deverão chegar à região vacinas para essa faixa etária "na próxima segunda-feira" e que "a partir do dia 18 ou 19, há condições para que a vacinação arranque no arquipélago".

"Cada unidade de saúde de ilha e, tendo em conta a especificidade de cada uma, quer seja na dimensão da população, quer seja no número de recursos humanos que tem para o processo, irá adotar o modelo que for mais funcional. Em São Miguel, prevê-se que seja em casa aberta, na Terceira a unidade de saúde de ilha vai fazer com agendamento", revelou, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita a uma operação de testagem em massa nas escolas, que arrancou hoje nas ilhas Terceira e São Miguel.

Os Açores têm cerca de 11 mil crianças entre os cinco e os 11 anos, mas a direção regional da Saúde estima que a vacinação atinja um número mais reduzido.

"Sabemos que na prática não vai ser bem assim, porque os números nacionais também já demonstram que a taxa de recusa é superior às outras faixas etárias", admitiu Berto Cabral.

A região tem atualmente 3.152 casos ativos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19, sendo 2.109 em São Miguel, 518 na Terceira, 253 no Faial, 166 no Pico, 50 em Santa Maria, 29 nas Flores, 19 em São Jorge, cinco no Corvo e três na Graciosa. 

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, até quarta-feira, foram administradas nos Açores 431.112 doses de vacinas contra a covid-19 e 203.266 pessoas têm vacinação primária completa (85,89% da população).

A dose de reforço foi administrada a 55.716 pessoas (23,50%).

Leia Também: Açores vão vacinar membros de mesas de voto com a terceira dose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório