O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) publicou, esta quarta-feira, nas redes sociais, um esclarecimento sobre pneus, para que os condutores nacionais se mantenham seguros nas estradas.
Assim, os agentes aconselham a "verificar regularmente o estado dos pneus do seu carro", com especial enfoque em três questões: pressão, equilibragem e alinhamento.
E explicam cada uma delas:
- Pressão dos pneus: "uma pressão inadequada causa um desgaste anormal e excessivo do pneu, um sobreaquecimento ou possível rebentamento do mesmo e um consumo excessivo de combustível";
- Equilibragem das rodas: "as rodas desequilibradas causam vibrações e provocam o desgaste irregular e prematuro dos pneus e da suspensão do veículo";
- Alinhamento de direção: "se notar um desgaste irregular do piso, por exemplo, um típico desgaste provocado pelo desalinhamento numa roda da frente é um desgaste progressivo de um dos lados do pneu".
A PSP chama ainda, na mesma publicação, a atenção para a importância de evitar uma "pressão do ar de enchimento incorreta (baixa ou excessiva)", assim como o "excesso de velocidade" e "sobrecarga do veículo".
Leia Também: É por isto que pneus de neve são fundamentais para a neve