Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Promulgada lei que faz eurodeputados perder mandato ao mudar de partido

O Presidente da República promulgou o decreto da Assembleia da República que prevê a perda de mandato para os eurodeputados que mudem de partido.

Promulgada lei que faz eurodeputados perder mandato ao mudar de partido

"O Presidente da República promulgou o Decreto da Assembleia da República que harmoniza a Lei Eleitoral para o Parlamento Europeu com as disposições em vigor na ordem jurídica portuguesa sobre perda de mandato de titulares de cargos eletivos", lê-se numa nota divulgado no portal da Presidência na Internet.

O decreto foi aprovado em 19 de novembro, por unanimidade, em votação final global, estabelecendo que os eurodeputados poderão perder o mandato caso se "inscrevam em partido diverso daquele pelo qual foram apresentados a sufrágio".

O texto final apresentado pelo PS, em acordo com o PSD, foi aprovado por unanimidade, tendo os 205 deputados presentes no plenário votado a favor, numa votação eletrónica.

Uma vez que eram propostas alterações a uma lei orgânica era exigida uma maioria absoluta para que fosse aprovado.

Perdem também o mandato os deputados ao Parlamento Europeu que "venham a ser feridos por alguma das incapacidades ou incompatibilidades previstas na lei" ou que "sejam condenados, por decisão transitada em julgado, por crime de responsabilidade cometido no exercício da sua função".

A lei indica que "compete ao Tribunal Constitucional verificar a perda de mandato" e comunicá-la ao Parlamento Europeu.

O texto frisa também que "qualquer deputado ao Parlamento Europeu ou qualquer partido político nele representado, ou que tenha elegido deputados àquele órgão no mandato em curso, bem como o Procurador-Geral da República, podem requerer ao Tribunal Constitucional a verificação de perda de mandato de um deputado ao Parlamento Europeu com fundamento na ocorrência de causa legal para o efeito".

O diploma entrará em vigor na próxima legislatura do Parlamento Europeu, depois das eleições europeias de 2024.

Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa será amanhã operado a uma hérnia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório