Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Tribunal absolve presidente de junta acusado de desviar combustível

O Tribunal de Barcelos absolveu o presidente da União de Freguesias de Durrães e Tregosa, concelho de Barcelos, do crime de peculato que lhe era imputado, por alegado desvio de combustível da autarquia para uso próprio.

Tribunal absolve presidente de junta acusado de desviar combustível
Notícias ao Minuto

13:39 - 14/12/21 por Lusa

País Justiça

Por sentença de 09 de dezembro, a que a Lusa hoje teve acesso, o tribunal deu como provado que o arguido, José Dias, numa altura em que não havia viatura de serviço, colocou na sua viatura particular 100 euros de combustível pertencente à União de Freguesias de Durrães e Tregosa, mas para deslocações no exercício das funções de presidente daquele órgão.

"Ou seja, ao contrário da tese propugnada na acusação pública, provou-se que o combustível pertencente à União de Freguesias de Durrães e Tregosa que o arguido colocou na sua viatura particular foi utilizado em deslocações no exercício das suas funções como presidente de Junta de Freguesia e não em proveito próprio", lê-se na sentença.

O tribunal considerou ainda que o arguido assumiu as restantes despesas de combustível geradas naquele contexto, "suportando-as com dinheiro próprio".

O processo remonta ao período compreendido entre abril de 2015 e fevereiro de 2016.

Segundo a acusação do Ministério Público, confirmada por um juiz de instrução, José Dias, naquele período, teria desviado para si próprio, dele se apropriando, combustível comprado para as necessidades da freguesia, causando a esta um prejuízo de 1.386 euros.

O MP pedia que o arguido fosse também condenado a devolver aquela quantia, pedindo ainda a perda de mandato.

Nas últimas autárquicas, José Dias foi eleito para o terceiro mandato à frente da União de Freguesias de Durrães e Tregosa.

Leia Também: Barcelos investe 16,7 milhões para dar habitação condigna a 500 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório