Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Urgência do Santa Maria. Chefes de cirurgia voltam a estar demissionários

A decisão foi tomada esta manhã, depois da reunião com todos os clínicos da especialidade.

Urgência do Santa Maria. Chefes de cirurgia voltam a estar demissionários
Notícias ao Minuto

11:21 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

País Hospital Santa Maria

Os dez chefes de equipa dos serviços de urgência cirúrgica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, voltaram esta quarta-feira a demitir-se.

A decisão foi tomada esta manhã, depois da reunião com todos os clínicos da especialidade, avança a RTP3.

Em causa está o facto de, alegadamente, não terem sido cumpridas promessas feitas pela administração do hospital na reunião da passada terça-feira.

"Hoje, dia 2 de dezembro, todas as matérias que tinham sido assumidas não foram cumpridas", eclareceu àquela estação televisiva o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos. "Neste momento não existe uma escala de urgência para a cirurgia do Hospital de Santa Maria."

"O Ministério da Saúde não pode estar à margem deste problema, nem dizer que resolve o problema anunciando que contratou milhares de médicos", acrescentou Jorge Roque da Cunha.

"Um pouco por todo o país estes problemas ocorrem", adiantou. "Num momento em que temos a pandemia a aumentar (...) e a pressão nos serviços de urgência é muito maior, era exigível por parte do Ministério da Saúde que tomasse medidas. Não as tomou nos últimos anos, era essencial que as tomasse nos próximos dias."

Recorde-se que, numa nota de esclarecimento enviada à Ordem dos Médicos e ao Sindicato Independente dos Médicos (SIM), os médicos reivindicaram as suas posições, entre as quais a indisponibilidade para realização de horas extraordinárias, demissão dos cargos de chefia de equipas de urgência, e invocação de exclusão de responsabilidade disciplinar perante o “funcionamento anómalo do Serviço de Urgência Central”.

Em resposta a estas questões, o CHULN revelou que a “abordagem do doente com monotrauma, que até aqui era encaminhada para a área da Cirurgia Geral”, passaria a ser tutela do Serviço de Ortopedia a partir de ontem, dia 1 de dezembro.

[Notícia atualizada às 11h58]

Leia Também: Chefes das urgências de cirurgia do Santa Maria demitem-se em bloco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório