Urgência de Santa Maria. Chefes de cirurgia permanecem em funções

Segundo a instituição, os chefes de equipa “entendem ter condições para continuar a exercer os seus cargos”.

hospital santa maria

© Twitter/ A N Leite

Notícias ao Minuto
30/11/2021 19:31 ‧ 30/11/2021 por Notícias ao Minuto

País

Saúde

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou ter-se reunido hoje com os chefes das equipas cirúrgicas do Serviço de Urgência Central, no sentido de solucionar as questões levantadas nas últimas semanas não só pelos chefes de urgência, mas também pelos assistentes e internos do Departamento de Cirurgia.

Recorde-se que, numa nota de esclarecimento enviada à Ordem dos Médicos e ao Sindicato Independente dos Médicos (SIM), os médicos reivindicaram as suas posições, entre as quais a indisponibilidade para realização de horas extraordinárias, demissão dos cargos de chefia de equipas de urgência, e invocação de exclusão de responsabilidade disciplinar perante o “funcionamento anómalo do Serviço de Urgência Central”.

Em resposta a estas questões, o CHULN revela que a “abordagem do doente com monotrauma, que até aqui era encaminhada para a área da Cirurgia Geral”, passará a ser tutela do Serviço de Ortopedia, já a partir de amanhã, dia 1 de dezembro.

“Perante esta informação, e considerando que as questões levantadas no documento, na sua grande maioria relacionadas com organização e distribuição de serviço, estão solucionadas, os chefes de equipa entendem ter condições para continuar a exercer os seus cargos”, adiantam, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O CHULN adianta ainda ter a decorrer “um concurso para entrada permanente de cirurgiões no seu quadro”, tendo recrutado nos últimos dias quatro especialistas para as equipas de urgência.

Assim, a “Urgência Central do Hospital de Santa Maria mantém o seu funcionamento regular, com uma resposta assistencial diferenciada assegurada por várias equipas, que sempre deram nota de um elevado nível de compromisso e profissionalismo”, reitera a instituição, reforçando ainda o empenho “no diálogo com os seus profissionais, na procura de soluções consensuais num processo de melhoria constante na resposta aos seus doentes.

Leia Também: Urgências de Santa Maria: Médicos alertam que cuidados ficarão em risco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas