Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Há duas pandemias: A do vírus e a da desumanidade dos países ricos"

Antiga eurodeputada diz ser "indesculpável" que Portugal tenha estado na presidência da UE no início da vacinação e não tenha feito o suficiente nesta matéria.  

"Há duas pandemias: A do vírus e a da desumanidade dos países ricos"
Notícias ao Minuto

08:36 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

A comentadora da SIC, Ana Gomes, afirmou este domingo à noite que há duas pandemias, "a pandemia do vírus e da desumanidade dos países ricos, incluindo os da UE", sublinhou. 

Para a antiga candidata presidencial, a nova variante não deveria ser uma surpresa porque os avisos foram todos feitos em relação ao fosso da vacinação.

"A OMS avisou, o Papa avisou, António Guterres avisou, que se não se acelerasse a vacinação a nível global ficávamos à mercê das variantes e é exatamente isso que está acontecer", apontou Ana Gomes afirmando que para si é indesculpável que Portugal tenha estado na presidência da UE no início da vacinação e não tenha feito o suficiente nesta matéria.  

"Guterres disse que não o fazer era estúpido e é por isso que eu acho indesculpável que Portugal, tendo tido a presidência da UE na altura em que se começou a vacinação, não se tenha batido pela suspensão das patentes para permitir a descentralização da vacina e acelerar a vacinação", justificou. 

As medidas entretanto impostas são para Ana Gomes outro problema, um a vez que "suspender os voos é o equivalente a erguer muros, mas o vírus não conhece muros". A antiga eurodeputada socialista defendeu ainda que África do Sul estava a ser "penalizada" apesar da transparência com que comunicou a presença da nova variante, quando "o que era preciso era solidariedade". 

Leia Também: "Não me choca que a vacina contra a Covid-19 seja obrigatória"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório