Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Abraço solidário de portugueses dá a Tatiana e irmãos finalmente uma casa

Jovem de apenas 22 anos ficou a cuidar dos três irmãos menores, uma das quais com deficiência, depois da morte dos pais.

Abraço solidário de portugueses dá a Tatiana e irmãos finalmente uma casa

Há três dias, a blogger portuguesa Carmen Garcia, que assina como ‘A Mãe Imperfeita’, deu a conhecer a história de Tatiana, de 22 anos, e dos seus três irmãos menores, nas redes sociais.

O objetivo era angariar 17.500 euros para comprar a casa onde vive esta família, que já não tem pai nem mãe, e mais algum dinheiro para fazer as obras. Nas imagens partilhadas por Carmen é possível ver a falta de condições. Há “frio, humidade, chuva e tristeza”.

Em apenas três dias, com a ajuda da influencer Madalena Abecasis, foram angariados mais de 47 mil euros. A onda de solidariedade foi tanta que além dos donativos monetários, foram também oferecidos outros serviços e bens. A notária ajudará a agilizar tudo de forma gratuita, há quem ajude a tratar da burocracia e até um restaurante a oferecer as refeições diárias “a todos os trabalhadores que vierem" para as obras que serão realizadas na casa. Há ainda marcas a quererem fazer doações de material de construção, mobílias, colchões, etc. 

Tatiana, "uma cuidadora de mão cheia"

Mas vamos recuar um pouco e conhecer a família que os portugueses abraçaram com tanta solidariedade. Tatiana tem apenas 22 anos mas é já a matriarca e cuidadora da família. Cuida de três irmãos menores desde a morte da mãe, que morreu com cancro. O pai tinha morrido vários anos antes. Uma das irmãs, a Bi, tem trissomia 21 e nasceu sem recto. Sofre de incontinência fecal.

Com 600 euros por mês, Tatiana, que segundo Carmen Garcia, “é uma cuidadora de mão cheia”, não consegue sustentar quatro pessoas e ainda pagar uma renda. Por isso, vivem numa “verdadeira barraca” como pode ver nas imagens.

Na ‘casa’ não há uma casa de banho decente, sempre que chove há água a cair em vários cantos. Tatiana dorme no meio “de um suposto corredor para ceder o suposto quarto aos irmãos”. Às segundas e sextas lava com lixívia as paredes, mas o bolor teima em voltar.

Revela ainda a blogger que “muita gente tem ajudado, mas ninguém, sozinho, consegue dar-lhes o que realmente precisam: uma casa”.

Carmen e uma amiga, que considera ser como uma irmã, falaram com o senhorio e este aceitou vender a casa pelos tais 17.500 euros já angariados. Seguem-se agora as obras de reconstrução.

O objetivo é que a casa tenha três quartos, um WC “onde a Bi possa fazer uma higiene com todo o conforto”, uma sala e uma cozinha

Além das obras, “porque nem só a casa faz falta”, o dinheiro angariado servirá para dar apoio psicológico a um dos menores e diversas terapias para a Bi.

Diariamente, a ‘Mãe Imperfeita’ deixa nas redes sociais stories com o valor angariado e faz um “ponto de situação” sempre que assim se justifique.

Nos comentários às publicações já feitas, foram muitos os que questionaram a falta de apoio a esta família por parte do Estado. Carmen admite estar “furiosa” com o facto de as entidades que os podiam ajudar terem “lavado as mãos” e deixado três crianças, uma delas com deficiência, “a viver numa barraca sem condições”.

“Fico furiosa por perceber que, num estado social as nossas contribuições e impostos salvam bancos e companhias aéreas, mas não salvam famílias”, evidencia nas suas contas nas redes sociais.

Apesar disso, manteve a esperança no “povo mais solidário do mundo”. E este retribuiu com o donativo de mais de 47 mil euros em apenas três dias. Quiçá, até ao Natal, haverá ainda mais milagres para ajudar Tatiana, Bi e os seus dois pequenos irmãos.

Leia Também: Cascas do lixo de 12 concelhos de Évora "transformadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório