Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Manifesto junta 80 nomes em defesa de referendo da coadoção

Um manifesto hoje revelado junta cerca de 80 personalidades em defesa de um referendo sobre a coadoção de crianças por casais do mesmo sexo, declarando que o referendo é uma "exigência constitucional e politicamente adequada" à matéria em questão.

Manifesto junta 80 nomes em defesa de referendo da coadoção
Notícias ao Minuto

17:44 - 12/03/14 por Lusa

País Reivindicação

O texto, hoje enviado à agência Lusa, é assinado por figuras como o economista e professor João César das Neves, a ex-deputada do PS Matilde Sousa Franco, o advogado Luís Vieira Duque e a presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Isilda Pegado, entre outros.

A reivindicação por um referendo sobre a coadoção e adoção plena "permanece possível", acreditam os signatários, "assim a Assembleia da República o entenda e acolha aquela que é uma exigência democrática e partilhada pela população portuguesa, como uma recente sondagem o comprovou".

Os signatários relembram ainda que o tema não esteve em debate na campanha eleitoral para as últimas legislativas, em 2011, motivo pelo qual os portugueses devem ser chamados a referendar a matéria.

A comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais aprovou hoje o retomar da discussão do projeto-lei do PS sobre a coadoção de crianças por casais homossexuais e a votação final global do mesmo, em plenário, foi agendada para sexta-feira.

Todas as bancadas concordaram que os trabalhos devem "retomar no ponto exato" onde foram suspensos, e a votação final global sucederá já na sexta-feira.

O projeto foi aprovado na generalidade a 17 de maio do ano passado mas o processo legislativo ficou suspenso após a entrada de uma proposta de referendo, da autoria do PSD, sobre a matéria, que foi chumbada pelo Tribunal Constitucional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório