Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Paulo Águas reeleito reitor da Universidade do Algarve por maioria

O reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Paulo Águas, foi hoje reeleito para um segundo mandato de quatro anos à frente da instituição, assumindo como uma das suas prioridades o aumento do alojamento para estudantes.

Paulo Águas reeleito reitor da Universidade do Algarve por maioria

Paulo Águas obteve 20 votos dos elementos do Conselho Geral, contra dois da sua única concorrente ao cargo, Maria Teresa Muniz, professora ligada à Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil, tendo ainda sido registados sete votos em branco.

Em declarações à Lusa, o reitor, que vai tomar posse em 15 de dezembro, por ocasião do dia da Universidade do Algarve, mostrou-se satisfeito com a reeleição e com o facto de o Conselho Geral ter entendido que reunia as condições para continuar a "servir a instituição".

Questionado sobre as prioridades para o seu segundo mandato, Paulo Águas respondeu esperar que, "daqui a quatro anos, a instituição tenha mais alojamento para estudantes", porque esta resposta "é muito importante para que o ensino superior se torne ainda mais acessível" aos "jovens e às famílias", considerou.

"Tenho também fortes expectativas para - e iremos trabalhar nesse sentido -, o reequipamento de espaços laboratoriais, através de financiamentos que julgo que conseguiremos obter através do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do PO [Programa Operacional] Regional" do Algarve, referiu.

Outro dos objetivos que se propõe alcançar no próximo mandato tem a ver com melhorias nas instalações da universidade em Portimão.

"Gostaríamos que a situação em Portimão também se alterasse, porque as nossas instalações podem melhorar significativamente de modo a termos algum crescimento de estudantes", disse.

O reitor frisou ainda que trabalhará "para a progressão das carreiras dos professores e uma maior modernização dos serviços".

Paulo Águas escusou-se a comentar a ampla maioria de votos com que venceu as eleições à primeira volta, por considerar que deve ter o "máximo de respeito" pela outra candidata.

"Eu penso que o que terá pesado é um maior conhecimento da instituição", afirmou, após ter sido escolhido para dirigir a universidade até 2025 pelo Conselho Geral, órgão presidido pela médica e antiga ministra da Saúde Ana Jorge.

Sobre a constituição da sua equipa na reitoria da UAlg, Paulo Águas disse que vai "começar agora a trabalhar" na sua composição.

"A eleição é um cargo uninominal, mas há princípios que se mantêm em termos de presença de professores de diferentes unidades orgânicas, do subsistema universitário e do subsistema politécnico. Questões de género também estarão presentes, e será uma equipa de pôr as mãos na massa, com pessoas muito operacionais", sublinhou.

O reitor da UAlg estimou ter até final do mês a equipa constituída, "porque a tomada de posse será a 15 de dezembro, coincidindo com o dia da Universidade", desvelou.

Paulo Águas foi eleito para um primeiro mandato em 2017 e, nesta eleição teve como rival a brasileira Maria Teresa Munis.

Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Paulo Águas conta com um mestrado em Gestão e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

O reitor da UAlg tem um doutoramento em Gestão, especialidade em Marketing, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa -- Instituto Universitário de Lisboa.

Foi professor coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg até ser eleito como reitor.

Maria Teresa Muniz é licenciada em Farmácia pela Universidade de Pernambuco, na qual é docente e investigadora, e tem um mestrado em Fisiologia pela mesma instituição.

Possui ainda um doutoramento em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo, estando o seu trabalho ligado à medicina e genética humana.

Leia Também: Maria Tereza Muniz e Paulo Águas disputam a Universidade do Algarve

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório