Não é a primeira personagem que entra no programa infantil norte-americano com uma mensagem cultural, mas é a primeira asiática-americana. Ji-Young surge com o intuito de acrescentar uma nova etnia ao grupo.
De acordo com a agência de notícias americana Associated Press, tem apenas sete anos e é coreana-americana. Aparece no programa com uma guitarra, porque é fã de rock, e gosta de andar de skate.
“A esperança é que ela seja uma força positiva contra o aumento do ódio anti-asiático”, revela a Associated Press numa publicação no Twitter. A integração desta personagem provém de acontecimentos que decorreram no último ano, o que levou várias empresas a repensar como poderiam enquadrar a realidade no ecrã.
“Quando soubemos que iríamos fazer este trabalho que se focaria na experiência dos habitantes das ilhas da Ásia e do Pacífico, é claro que soubemos que precisaríamos de criar um boneco asiático também”, explicou Kay Wilson Stallings, vice-presidente executivo de Criação e Produção da Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás da Rua Sésamo.
Esta nova personagem será formalmente apresentada no Dia de Ação de Graças, num episódio especial da Rua Sésamo. Cada vez mais, o programa tem como objetivo alertar para questões sobre raça, etnia e cultura, tendo já contado com personagens negras e afegãs.
Leia Também: Fundação INATEL promove leilão solidário para ajudar a Casa do Artista