"Em rescaldo". Operacionais mantêm-se em Sabrosa em vigilância

Os operacionais mobilizados para o incêndio em Sabrosa conseguiram responder às reativações que foram acontecendo durante o dia de hoje potenciadas pelo vento, e as próximas horas são de vigilância, disse o comandante sub-regional do Douro.

Incêndio em Vila Real

© Lusa

Lusa
17/07/2025 21:31 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Sabrosa

"Temos neste momento a totalidade do perímetro dominada e praticamente em rescaldo", afirmou à agência Lusa Miguel Fonseca, num ponto de situação feito pelas 20h00.

 

O fogo deflagrou pelas 13:30 de quarta-feira, junto à estrada e a uma área de pinhal de Feitais e, depois, desceu para Souto Maior, onde colocou casas em risco. Pelas 09:40 de hoje, entrou em fase de resolução.

Miguel Fonseca referiu que, durante o dia, ocorreram algumas reativações potenciadas pelo vento forte e inconstante que se fez sentir, as quais foram "debeladas com facilidade".

Durante todo o dia atuaram também em permanência três meios aéreos, principalmente nos locais de acessos mais difíceis.

Os meios terrestres efetuaram manobras de consolidação e rescaldo e, segundo Miguel Fonseca, o que está planeado agora é manter a vigilância, mas consoante a avaliação da situação que for sendo feito, ir reduzindo o número de operacionais.

Chegaram a estar mobilizados para este fogo mais de 300 operacionais, desde bombeiros, militares da GNR, Força Especial de Bombeiros, INEM, entre outros. Pelas 20:30, estavam no local cerca de 250 homens apoiados por 75 viaturas.

"O que temos definido é que, até, ao final do dia de amanhã [sexta-feira] teremos sempre meios alocados a este teatro de operações", salientou o comandante sub-regional do Douro.

A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, disse que os próximos dias serão de avaliação dos estragos causados pelo incêndio.

Uma primeira estimativa avançada pela autarca aponta para uma área ardida de cerca de 600 hectares entre pinhal, mato, olival e vinha inserida na Região Demarcada do Douro.

"Mal faça essa avaliação, farei um dossier e irei lá em baixo junto do Governo tentar ajudas para isto", apontou.

Estes foram, segundo disse, dois dias de muita preocupação por causa das aldeias, das casas e, principalmente, das pessoas.

"A preocupação é sempre, no limite, as vidas, as pessoas", frisou.

A Polícia Judiciária esteve no local a investigar as causas do incêndio.

Leia Também: Trabalhos de rescaldo no fogo de Sabrosa a decorrer favoravelmente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas