Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Termina intervalo de tempo para toma de vacinas contra a gripe e a Covid

Utentes que não optassem pela coadministração tinham de esperar 14 dias entre uma e a outra inoculações, situação que deixa de se verificar. Norma foi atualizada esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Termina intervalo de tempo para toma de vacinas contra a gripe e a Covid
Notícias ao Minuto

15:48 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A administração da vacina contra a gripe e da vacina contra a Covid-19 pode, agora, ser feita sem qualquer intervalo de tempo. A informação consta de uma norma atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta sexta-feira.

Deste modo, acaba a obrigatoriedade de esperar 14 dias entre as duas inoculações, nas situações em que o utente não pretende que estas sejam dadas na mesma ocasião. Na atualização do documento pode ler-se: "O utente pode optar por uma administração em dias diferentes (com qualquer intervalo)"

Nos casos de coadministração, a DGS recorda que "vacinas devem ser administradas em locais anatómicos diferentes", nomeadamente a vacina contra a Covid-19 no músculo deltoide esquerdo e a contra a gripe no músculo deltoide direito. 

Recorde-se que, esta manhã, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, anunciou, que a norma para a vacinação de pessoas recuperadas da Covid-19 estará pronta "nos próximos dias", assim como o sistema informático para o seu agendamento.

"Estamos numa nova etapa da vacinação e essa nova etapa tem patamares. Começámos com as pessoas com mais de 80 anos", referiu, numa conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal.

De lembrar, ainda, que a modalidade 'Casa Aberta' vai estar aberta este fim de semana para os maiores de 80 anos para acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19 e a gripe.

Leia aqui a norma atualizada

[Notícia atualizada às 16h01]

Leia Também: AO MINUTO: Internados voltam a subir; Dois concelhos em risco extremo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório