Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Trans? "Nem sei muito bem o que são". Clara Ferreira Alves gera polémica

No Eixo do Mal, da SIC Notícias, a comentadora teceu comentários sobre o "cancelamento" de Dave Chappelle, Margaret Atwood e J.K Rowling e afirmou: "Provavelmente também vou ser cancelada pelos trans que eu nem sei muito bem o que é que são".

Trans? "Nem sei muito bem o que são". Clara Ferreira Alves gera polémica
Notícias ao Minuto

18:45 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto

País Clara Ferreira Alves

Uma (polémica) frase de Clara Ferreira Alves fez com que a comentadora se tornasse, esta sexta-feira, numa das tendências do Twitter em Portugal. No Eixo do Mal, programa semanal da SIC Notícias onde é presença habitual, a escritora afirmou: "Numa semana, o chamado movimento trans conseguiu querer cancelar Dave Chappelle na Netflix - e prepara-se para fazer um protesto de modo a que o comediante seja expelido -, [...] mas também a respeitabilíssima Margaret Atwood foi considerada ofensiva para com os trans". 

E prosseguiu: "Na esteira de J.K Rowling, que também foi considerada ofensiva, um grupo de intelectuais e escritores, na altura, fez uma espécie de um manifesto de apoio" à escritora e "foram todos considerados cancelados". 

Neste seguimento, Clara Ferreira Alves, disse que "nesta fase da minha vida agora - provavelmente também vou ser cancelada pelos trans que eu nem sei muito bem o que é que são..."

O debate prosseguiu, mas as redes sociais não 'perdoaram' a frase da comentadora, onde esta afirma não saber muito bem "o que é que são" pessoas trans. No Twitter, muitos utilizadores criticaram as palavras de Clara Ferreira Alves, considerando que o que esta disse é um "nojo" e uma "alarvidade". 

Após a polémica ter 'estalado', Daniel Oliveira comentou uma publicação onde ressalva que não foi o único a chamar à atenção a apresentadora naquele momento: "O Pedro também chamou. Mas a câmara não apanhou", referiu. 

Guadalupe Amaro, ou 'Guada' no Twitter, foi uma das utilizadoras que partilhou o vídeo do momento e chamou a atenção para a frase de Ferreira Alves: "'Eu também vou ser cancelada pelos trans, nem sei bem o que é que eles são.' Por onde começar? Pela desumanização de um inteiro grupo de pessoas como se de objetos nos tratássemos? Por apelidar de 'cancelamento' quando uma comunidade marginalizada se manifesta contra a violência que sofre?", questionou. 

Leia Também: ILGA pede esclarecimento urgente sobre vacinação de transexuais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório