Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

ILGA pede esclarecimento urgente sobre vacinação de transexuais

Associação tem recebido "relatos de desinformação, desconforto e, inclusivamente, recusa de administração de vacinas contra a Covid-19 a pessoas trans, não binárias e de género diverso".

ILGA pede esclarecimento urgente sobre vacinação de transexuais

A Associação ILGA Portugal interpelou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde, acerca do processo de vacinação contra a Covid-19 das pessoas trans, não-binárias e de género diverso e pediu "a adoção urgente de uma circular informativa" sobre a questão.

De acordo com a associação, numa publicação no Facebook, há "relatos de desinformação, desconforto e, inclusivamente, recusa de administração de vacinas contra a Covid-19 a pessoas trans, não binárias e de género diverso".

"Até agora, o ónus da informação e da proteção no acesso à saúde tem sido erradamente colocado sobre as próprias pessoas, a quem tem sido inclusivamente recomendado que consultem profissionais de saúde para se informarem, perpetuando ciclos de gatekeeping de informação sobre as especificidades de saúde destas comunidades", relata.

A associação sugeriu ainda "a adoção urgente de uma circular informativa que possa ser amplamente divulgada inclusivamente por serviços de saúde primários, centros hospitalares e locais de vacinação com informação relevante e protocolo a seguir em relação à vacinação contra a Covid-19".

A ILGA Portugal aguarda agora uma "atuação urgente" da DGS, que "garanta as melhores práticas em contextos de acesso a cuidados de saúde adequados e competentes".

Leia Também: AO MINUTO: Novos casos em queda; Casa Aberta a partir dos 16 anos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório