Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: "Não devíamos dar 3.ª dose"; Mais quase mil mortos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: "Não devíamos dar 3.ª dose"; Mais quase mil mortos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:49 - 13/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 12 mortes e 2.598 novos casos de Covid-19, revelou esta sexta-feira o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das vítimas mortais reportadas hoje é um homem entre os 20 e os 29 anos.

Também segundo os dados da autoridade de saúde, Portugal mantém-se firme na zona 'laranja' da matriz de risco, sendo que a incidência desceu e o Rt subiu, em comparação com quarta-feira. 

No que diz respeito à evolução da vacinação contra o novo vírus, a task force informou hoje que mais de 111 mil menores entre os 12 e os 15 anos já estão inscritos para serem vacinados para os fins de semana de 21 e 22, e de 28 e 29 de agosto, o que representa mais um quarto do total (400 mil) desta faixa etária no país. Para este fim de semana, são esperados cerca de 165 mil jovens de 15 e 16 anos para a administração da primeira dose da vacina. 

Segundo o relatório mais recente de vacinação, 7.330.505 de residentes em Portugal (71%) já têm pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) estão completamente imunizadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h53 - OMS apela a vigilância de contactos com vírus Marburg na Guiné-Conacri. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para a importância de monitorizar os cerca de 150 contactos com o único caso detetado do vírus Marburg na Guiné-Conacri, enquanto estão no período crítico de incubação.

23h42 - Quase três dezenas de casos reportados no cruzeiro Carnival. Perto de três dezenas de pessoas estão infetadas com o novo coronavírus a bordo do cruzeiro Carnival, de acordo com as autoridades de Belize, citadas pela CNN. Um passageiro e 26 membros da tripulação testaram positivo após terem saído da embarcação no porto da cidade de Belize. Todos os infetados estão vacinados contra o novo vírus e a maioria está assintomática. 

23h30 - Canadá planeia só aceitar visitantes vacinados a partir do outono. O Canadá planeia exigir, a partir do outono, que maioria dos visitantes que chegue de comboio, barco ou avião tenha a vacinação contra a Covid-19 completa. A exigência de vacinação foi anunciada por Omar Alghabra, ministro dos transportes do Canadá, durante uma conferência de imprensa esta sexta-feira.

23h16 - Apresentador brasileiro Silvio Santos internado com Covid-19. Silvio Santos, um dos mais conhecidos apresentadores do Brasil e dono da rede de televisão SBT, encontra-se internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido à Covid 19. Segundo um comunicado, o apresentador permanece encontra-se na unidade de cuidados intensivos, mas está bem disposto, tendo mesmo brincado com os profissionais. 

23h05 - EUA já administrou mais 354 milhões de vacinas. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou esta sexta-feira que já foram administradas 345.777.950 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o país. De acordo com a autoridade, 197.081.471 pessoas nos Estados Unidos contam com uma dose da vacina e 167.699.170 já estão totalmente imunizadas.

22h55 - Israel administra terceira dose da vacina a pessoas com 50 ou mais anos. Israel começou hoje a administrar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 ou mais anos, após reduzir a idade mínima para combater uma nova onda de contágios da variante Delta.

Notícias ao Minuto Homem recebe terceira dose da vacina contra a Covid-19, esta sexta-feira, em Jerusalém.© Reuters

22h26 - Brasil reporta 33.933 casos e 966 óbitos. As autoridades de Saúde brasileiras contabilizaram, esta sexta-feira, mais 966 mortes associadas à doença Covid-19, uma descida em relação a quinta-feira (975), e 33.933 casos de contágio confirmados através de teste, também uma descida em relação à véspera (39.982).

22h13 - EUA. Estudo diz que fumo de incêndios poderá ter aumentado número de infeções. Um estudo realizado pela Harvard University concluiu que o fumo provocado pelos incêndios que devastaram grande parte da costa Oeste dos Estados Unidos no ano passado pode ter contribuído para o aumento da disseminação do novo coronavírus em vários estados. 

Segundo os peritos, o fumo poderá ter aumentado a taxa de transmissibilidade em cerca de 20% em zonas, por exemplo, da Califórnia, Oregon ou Washington.

21h47 - Precisa de fazer um teste rápido? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou hoje que "desde o dia 1 de julho" que "é possível realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos". Para mais informações clique aqui.


21h28 - Madeira regista 45 novos casos e um total de 291 infeções ativas. A Madeira registou hoje 45 novos casos de Covid-19 e 14 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é agora de 291, com nove doentes hospitalizados.

21h08 - Cabo Verde regista mais 51 novos infetados. Cabo Verde registou 51 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para um total de 34.286 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h34 - Angola anuncia 154 novos casos e 12 óbitos. Angola registou 154 novos casos de Covid-19, 12 óbitos e 311 recuperações da doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde pública.

20h03 - "Não devíamos dar terceira dose", diz Criador da AstraZeneca"As razões científicas e de saúde pública para um reforço em larga escala estão incompletas e pouco claras", indicam os especialistas, pode ler-se num artigo de opinião publicado esta sexta-feira no britânico Guardian, assinado em conjunto por Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, conhecido como o criador da AstraZeneca, e Seth Berkley, diretor da Aliança Global de Vacinas (Gavi). 

19h51 - França regista mais de 26 mil novos casos e 74 mortos. As autoridades de saúde francesas revelaram, esta sexta-feira, que, nas últimas 24 horas, foram reportados mais 26.453 novos contágios de Covid-19 e 74 óbitos relacionados com a doença no país. Quanto ao processo de vacinação, neste momento, 46.109.683 pessoas em França já contam com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e 38.800.712 já receberam ambas as doses requeridas para uma vacinação completa. 

19h31 - Praias lotadas? Cascais convida a fazer praia em jardins. A Câmara Municipal de Cascais recordou esta sexta-feira que tem "uma alternativa para os dias em que a praia está mais ocupada". A ideia é permitir que todos usufruam do melhor do verão em seis dos parques do concelho, evitando ajuntamentos nos areais. Nestes jardins, é oferecido "uma boa sombra debaixo de chapéus de sol" e "água fresca em zonas de refrescamento". 

Os parques que aderiram a esta iniciativa são: 

  • Cascais Estoril | Parque Marechal Carmona
  • S. Domingos de Rana | Parque Municipal do Penedo
  • Parque da Quinta da Alagoa e Parque da Quinta de S. Gonçalo
  • Carcavelos-Parede | Jardim Ruy Athouguia, Bairro das Caixas
  • S. Domingos de Rana | Parque Municipal de Outeiro de Polima


19h17 - Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA dá 'luz verde' a reforço vacinal para doentes autoimunes. A comissão consultiva do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos votou hoje a favor da permissão de que pessoas com problemas do foro imunitário recebam uma dose extra das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Moderna, avança esta tarde a Reuters. 

18h43 - Pressão nos hospitais desce, mas mortalidade vai manter-se elevada. A pressão sobre os cuidados de saúde está com tendência decrescente, mas a mortalidade associada à Covid-19 vai manter-se elevada, ainda que o ritmo de crescimento esteja a abrandar, revela o relatório das 'Linhas Vermelhas' publicado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Ainda de acordo com o relatório, o grupo dos 20 aos 29 anos é a faixa etária na qual se verifica a mais elevada incidência do país, designadamente, de 711 casos por 100 mil habitantes, e o Algarve é a região em que se observa uma incidência superior ao limiar de 480 casos por 100 mil habitantes, isto é de 719 contágios.

18h28 - PSP e GNR registaram 1.003 contraordenações em julho. A PSP e a GNR registaram 1.003 contraordenações durante o mês de julho, devido ao incumprimento das regras impostas no âmbito da situação de calamidade, a maioria relacionada com uso de máscara, limitações de circulação, consumo e venda de álcool.

18h07 - Participação ocasional volta a ser permitida em feiras de Lisboa em setembro. A Câmara Municipal de Lisboa informou hoje que a participação ocasional voltará "a ser permitida nas Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras a partir de setembro de 2021".

"A aquisição das licenças ocasionais é efetuada presencialmente, a partir de segunda-feira, 16 de agosto, nas Lojas de Atendimento de Alcântara, Baixa e Marvila, mediante agendamento prévio", pode ler-se numa nota divulgada esta tarde. 


17h53 - ILGA interpela DGS devido a vacinação de pessoas trans, não-binárias e de género diverso. A Associação ILGA Portugal revelou, esta tarde, que interpelou hoje a DGS, acerca do "processo de vacinação contra a Covid-19 das pessoas trans, não-binárias e de género diverso".

Em comunicado, a associação esclareceu que tem recebido "dezenas de relatos de desinformação, desconforto e, inclusivamente, recusa de administração de vacinas contra a Covid-19 a pessoas trans, não binárias e de género diverso". "Dada a urgência da questão, a ILGA sugeriu a adoção urgente de uma circular informativa que possa ser amplamente divulgada inclusivamente por serviços de saúde primários, centros hospitalares e locais de vacinação com informação relevante e protocolo a seguir em relação à vacinação contra a Covid-19", recomendou a associação.


17h50 - Alemanha tira Portugal de zona de alto risco, mas mantém Lisboa e Algarve. As autoridades alemãs eliminaram Portugal, à exceção de Lisboa e do Algarve, da lista de países de alto risco de contaminação com Covid-19, onde passaram a constar Turquia, Estados Unidos e Israel.

17h39 - Novos casos em queda em todo o país, mas  Alentejo e Madeira com Rt acima de 1. O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está abaixo de 1 em todas as regiões do país, com exceção da Madeira e do Alentejo, revelam dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). 

Todas as regiões do continente apresentam uma tendência decrescente ou estável do número de novos casos, indica o relatório que a analisa "A evolução dos casos Covid-19 em Portugal".

17h35 - Governo clarifica: Teletrabalho é incompatível com atendimento ao público. O Governo emitiu um despacho, publicado hoje em Diário da República, onde clarifica que o teletrabalho na administração pública é incompatível com a prestação de trabalho nos serviços de atendimento ao público.

"Com vista a dissipar quaisquer eventuais equívocos, cumpre reiterar, no contexto da organização do trabalho na Administração Pública, a incompatibilidade entre a adoção do regime de teletrabalho e as funções relacionadas com atendimento", pode ler-se no despacho assinado por vários membros do Governo.

17h29 - Governo dos Açores inclinado para vacinar crianças entre os 12 e os 15. O Governo dos Açores está "inclinado" para vacinar contra a Covid-19 crianças entre os 12 e os 15 anos, mas a decisão "ainda não está tomada" e, a ocorrer, será em setembro, disse hoje o secretário Regional da Saúde.

17h28 - Mais dois casos em São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe registou mais dois casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 2.482 os infetados no país, dos quais 2.383 recuperaram da doença, foi hoje anunciado.

17h17 - Itália reporta mais 7.409 casos e 45 óbitos. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta sexta-feira mais 7.409 novos casos de infeção por novo coronavírus, um número em linha com o dia anterior (7.270). As autoridades notificam ainda mais 45 óbitos referentes às últimas 24 horas, uma subida em relação à véspera (30).

17h10 - 'Casa Aberta' estendida a maiores de 16 (e não apenas no fim de semana). Task Force tinha anunciado que a modalidade iria estar disponível para os jovens entre os 16 e os 17 anos apenas durante o fim de semana de 14 e 15 de agosto. Agora, esclarece que é por tempo ilimitado. Durante o fim de semana, apenas jovens destas idades podem ir aos centros de vacinação sem marcação.

17h01 - Voo Portugal-Timor-Leste a 6 e 8 de setembro com uma tonelada de vacinas. Um voo entre Portugal e Timor-Leste, que se realizará em 6 e 8 de setembro, irá transportar uma tonelada de vacinas contra a Covid-19 e medicamentos, enviados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, numa ligação assegurada pela EuroAtlantic Airways (EAA).

16h57 - Pressão nas UCI em Espanha continua a cair após pico. A pressão nas unidades de cuidados intensivos (UCI) por causa da Covid-19 em Espanha continua a baixar, caindo para 20,7%, depois de, segunda-feira, ter atingido o pico (21,9%), segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol. Segundo as autoridades sanitárias espanholas, nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 15.657 novas infeções e mais 63 mortes associadas à Covid-19. 

16h42 - Reino Unido com mais 32.700 novos casos e 100 mortos. Reino Unido contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 32.700 novos contágios de Covid-19 e 100 vítimas mortais associadas à doença, revelou esta sexta-feira o governo britânico. Ainda de acordo com os dados partilhados hoje pelo governo britânico, neste momento, 40.206.029 de residentes já estão completamente imunizados. 

16h35 - Mais 19 óbitos e 847 novos casos em Moçambique. Moçambique registou 19 óbitos devido ao novo coronavírus e 847 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O país sobe assim o total acumulado de mortes pelo novo coronavírus para 1.690 e o de casos para 137.413.

16h12 - Cerca de 165 mil jovens (15 e 16 anos) com agendamento confirmado para este fim de semana. A task force revelou esta tarde que mais de 165 mil jovens de 15 e 16 anos têm agendamento confirmado para receberem a vacina contra a Covid-19, neste fim de semana, dia 14 e 15 de agosto. 

Segundo tinha sido adiantado esta semana também pela task-force, durante esses dois dias todos os centros de vacinação estarão a funcionar na sua capacidade máxima para dar conta do processo de vacinação dos mais novos. 

16h00 - Bélgica adota certificado Covid mas apenas para grandes eventos. A Bélgica divulgou, esta sexta-feira, um certificado sanitário, conhecido como 'Covid Safe Ticket', que poderá ser usado para aceder a eventos com no mínimo 1.500 e no máximo 75 mil participantes, realizados no exterior, como festivais, concertos de música ou jogos de futebol. 

15h54 - Noruega prepara-se para levantar últimas restrições. O governo norueguês informou hoje que as restrições que ainda permanecem no país devido à pandemia serão levantadas assim que toda a população esteja vacinada, o que deverá ocorrer por volta de 6 de setembro. 

15h38 - Empresas podem manter apoio à retoma enquanto houver restrições. As empresas com quebras de faturação iguais ou superiores a 25% podem continuar a aceder ao apoio à retoma até ao final do mês em que vigorem restrições à atividade associadas à pandemia, estabelece um diploma publicado hoje.

15h30 - Mais de 75% de todas as vacinas administradas em 10 países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, esta sexta-feira, para o facto de, até ao momento, mais de 75% das vacinas contra a Covid-19 terem sido administradas em "apenas" 10 países. 

"Os países com baixos rendimentos receberam pouco mais de 1%, o que não chega, nem de perto, para vacinarem completamente os seus profissionais de saúde, bem como as populações de risco", pode ler-se numa nota partilhada pela organização. 

15h23 - Marinha já vacinou mais de sete mil pessoas. A Marinha revelou, esta tarde, que já vacinou contra a Covid-19 mais de sete mil pessoas.

"O plano de vacinação contra a Covid-19 na Marinha, que está a ser executado no Alfeite só foi possível com o esforço conjunto de várias unidades de Marinha e seus profissionais. Parabéns e obrigado a todos", pode ler-se numa nota divulgada através das redes sociais. 

15h11 - Portugal tem 29 concelhos com incidência acima dos 480 casos. Portugal tem hoje 29 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos três do que na última sexta-feira. Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da DGS, há 209 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (menos nove).

15h00 - Dinamarca vai eliminar uso obrigatório de máscara em transportes públicos. A Dinamarca vai eliminar amanhã, sábado, as máscaras nos transportes públicos. Eram os últimos locais onde ainda era obrigatório o seu uso. As máscaras já não eram obrigatórias como regra geral em ambientes fechados no país há dois meses - ao ar livre nunca foram, como no resto dos países nórdicos - exceto ao entrar e sair dos transportes públicos ou quando se viajava de pé.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante a manhã e início da tarde desta sexta-feira, sobre a pandemia em Portugal e no mundo.   

Recomendados para si

;
Campo obrigatório