Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cantanhede refloresta 1.503 hectares da área afetada pelo fogo de 2017

A Câmara Municipal de Cantanhede viu aprovada a candidatura a fundos comunitários para reflorestar 1.503 hectares do perímetro florestal das dunas de Cantanhede, área afetada pelo incêndio de outubro de 2017.

Cantanhede refloresta 1.503 hectares da área afetada pelo fogo de 2017
Notícias ao Minuto

14:04 - 20/10/21 por Lusa

País Incêndio

O investimento de 1,6 milhões de euros é "comparticipado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 em 80%, sendo o restante da responsabilidade da comunidade local dos baldios da freguesia da Tocha", refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

A candidatura assentou na estratégia para reflorestar a área do perímetro afetada pelo incêndio de outubro de 2017.

O processo passa pela plantação de árvores, uma vez que "a regeneração natural do pinheiro-bravo é manifestamente insuficiente para garantir em condições satisfatórias o repovoamento da zona afetada".

"Há necessidade de a recuperar [a área] rapidamente do ponto de vista florestal e lhe devolver a importância ambiental, turística e social que tem para o concelho de Cantanhede e especialmente para a freguesia da Tocha".

O projeto de reflorestação conta com um prazo de execução de dois anos.

Este plano contempla "a execução de operações de controlo da vegetação espontânea, mobilização do solo para a instalação das plantas e a plantação de pinheiro-bravo, pinheiro-manso e choupo-negro, borrazeira-preta e salgueiro-branco", informa aquele município do distrito de Coimbra.

Vão ser instaladas duas parcelas experimentais, uma de pinheiro-bravo e sobreiro, e uma outra só com pinheiro-manso.

A reflorestação tem em consideração as orientações regionais de ordenamento florestal que constam no Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF).

A candidatura resultou de um acordo de posições entre a Câmara Municipal de Cantanhede, a Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Leia Também: Município de Mira vai reflorestar 1.600 hectares de pinhal ardido em 2017

Recomendados para si

;
Campo obrigatório