Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rendeiro muda de advogados durante fuga e dá morada de Cascais à Justiça

Ex-banqueiro está em fuga à Justiça, depois de ter abandonado o território britânico num jato privado e encontra-se, de momento, em parte incerta.

Rendeiro muda de advogados durante fuga e dá morada de Cascais à Justiça
Notícias ao Minuto

19:15 - 13/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

O ex-banqueiro João Rendeiro mudou de advogados durante a fuga à Justiça, revela, esta quarta-feira, a TVI24, que teve acesso a uma procuração assinada pelo próprio. O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) é, agora, representado por Abel Marques, Joana M. Fonseca e Joana Cunha de Almeida. 

No documento entregue ao Tribunal, datado de 6 de outubro, Rendeiro indicou a morada da Quinta Patiño, em Cascais, apesar de já ter, nesta altura, saído do nosso país. 

Recorde-se que o ex-presidente do BPP, condenado pela Justiça a cumprir pena de prisão, terá abandonado o território britânico num jato privado e encontra-se em fuga, dizendo que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado.

Num artigo publicado no seu blogue Arma Crítica, João Rendeiro revelou, em 28 de setembro, que já pediu ao advogado para comunicar a decisão à justiça portuguesa e diz que se tornou "bode expiatório de uma vontade de punir os que, afinal, não foram punidos".

É uma opção difícil, tomada após profunda reflexão. Solicitei aos meus advogados que a comunicassem aos processos e quero por esta via tornar essa decisão pública", escreveu, na altura.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da pequena dimensão do BPP, o caso teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

Leia Também: Justiça no caso Rendeiro? "Só faltou alugar-lhe o avião para a fuga"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório